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http://hdl.handle.net/10314/5310
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Título: | Literacia Digital: Estudo de Caso no Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu |
Autores: | Gomes, Miguel P |
Palavras Chave: | Literacia Digital Competências Internet E-Government |
Data: | 7-Dec-2021 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 35 GOM |
Resumo: | As ferramentas tecnológicas assumiram um papel fundamental na organização do trabalho nos diferentes setores de atividade. O domínio de competências digitais, entendidas enquanto capacidades reconhecidas para utilizar as tecnologias e meios digitais, tornou-se essencial, aos cidadãos, não apenas para a integração no mercado de trabalho, mas também para o pleno exercício da cidadania, tendo em conta as múltiplas plataformas disponíveis para acesso dos cidadãos a serviços, à informação e à comunicação.
O presente trabalho tem como objetivo principal procurar estudar o impacto que a frequência de uma ação de formação de Literacia Digital provoca em adultos desempregados.
Em termos metodológicos foi aplicado um inquérito por questionário a 262 formandos do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu, que frequentaram os cursos de Literacia Digital entre setembro de 2019 e julho de 2020.
Intimamente associados ao objetivo principal surgiram os objetivos específicos desta pesquisa que são os seguintes: identificar se a idade e as habilitações escolares constituem barreiras à aprendizagem; confrontar a possibilidade de que a frequência de uma ação de formação de Literacia Digital, possa ser um fator determinante para o aumento do nível de Literacia Digital, no uso das novas tecnologias; perceber em que medida os cidadãos desempregados, após a frequência da ação, estão aptos a navegar nos portais digitais, no sentido de entender o sucesso da ação frequentada; visto que todos os formandos que participaram nas ações de formação de Literacia Digital estavam desempregados, aferir o impacto que esta teve, nomeadamente, se os dotou de mais competências para o mercado de trabalho, facilitando assim o seu ingresso/reingresso e por último, verificar se existem diferenças na opinião dos formandos acerca das perspetivas futuras do curso, em função do género e da duração da situação de desemprego.
Através do estudo desenvolvido foi demonstrado que existe um impacto bastante positivo nos adultos desempregados que frequentaram uma ação de Literacia Digital. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/5310 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Gestão
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