Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/5314
|
Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Formoso, Andreia R |
Palavras Chave: | tecnologia matemática motivação aprendizagem |
Data: | 29-Dec-2021 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 FOR |
Resumo: | Este relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
No plano curricular deste curso estão previstos dois estágios: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I – Educação Pré-escolar e a Prática de Ensino Supervisionada II – 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).
A PES I decorreu no Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com um grupo de 10 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a PES II decorreu na Escola Básica de 1.º Ciclo Adães Bermudes, numa turma de 1.º ano, com 23 crianças de 6 e 7 anos.
Foram elaborados dois relatórios, um por cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas, contendo o presente relatório uma compilação das aprendizagens efetuadas, acrescentando também o estudo/investigação realizado com a turma de 1.º ano.
Este relatório está dividido em 3 capítulos: “Enquadramento Institucional”, “Descrição da Prática de Ensino Supervisionada” e “A Tecnologia como elemento facilitador e motivador na Matemática”, sendo este último, o estudo/investigação realizado.
Após a análise de todos os dados recolhidos durante a investigação, foi possível concluir que a tecnologia é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados, motivados e atentos durante as atividades.
Existem diversos recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem. Se as escolas estiverem bem equipadas e os professores bem preparados, o processo de ensino e aprendizagem pode tornar-se muito mais eficiente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/5314 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1CEB - Andreia R Formoso.pdf | | 6550Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|