DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/5314

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Formoso, Andreia R
Palavras Chave: tecnologia
matemática
motivação
aprendizagem
Data: 29-Dec-2021
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 FOR
Resumo: Este relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD), do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). No plano curricular deste curso estão previstos dois estágios: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I – Educação Pré-escolar e a Prática de Ensino Supervisionada II – 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES I decorreu no Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com um grupo de 10 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a PES II decorreu na Escola Básica de 1.º Ciclo Adães Bermudes, numa turma de 1.º ano, com 23 crianças de 6 e 7 anos. Foram elaborados dois relatórios, um por cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas, contendo o presente relatório uma compilação das aprendizagens efetuadas, acrescentando também o estudo/investigação realizado com a turma de 1.º ano. Este relatório está dividido em 3 capítulos: “Enquadramento Institucional”, “Descrição da Prática de Ensino Supervisionada” e “A Tecnologia como elemento facilitador e motivador na Matemática”, sendo este último, o estudo/investigação realizado. Após a análise de todos os dados recolhidos durante a investigação, foi possível concluir que a tecnologia é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados, motivados e atentos durante as atividades. Existem diversos recursos que podem ser utilizados para facilitar a aprendizagem. Se as escolas estiverem bem equipadas e os professores bem preparados, o processo de ensino e aprendizagem pode tornar-se muito mais eficiente.
URI: http://hdl.handle.net/10314/5314
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1CEB - Andreia R Formoso.pdf6550KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega