Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/5397
|
Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Azizova, Albina |
Palavras Chave: | Ensino Motivação em sala de aula Educação |
Data: | 9-Jun-2022 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 AZI |
Resumo: | Este é um relatório final da Prática de Ensino Supervisionada realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.
No plano curricular deste curso estão previstos dois estágios: a Prática de Ensino Supervisionada (PES) I – Educação Pré-escolar e a Prática de Ensino Supervisionada II – 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A PES I decorreu no Jardim de Infância da Póvoa do Mileu, com um grupo de 11 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e a PES II decorreu na Escola Básica de 1.º Ciclo Bonfim, numa turma de 2.º ano, com 24 crianças de 7 e 8 anos. Foram elaborados dois relatórios, um por cada uma das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas, contendo o presente relatório uma compilação das aprendizagens efetuadas.
Este relatório está dividido em 3 capítulos: “Enquadramento Institucional”, “Descrição da Prática de Ensino Supervisionada” e “A Motivação em sala de aula”.
Motivar as crianças para a aprendizagem não é tarefa fácil e esta questão tem sido uma das grandes preocupações de todos os educadores/professores, não só no préescolar e 1.ºCiclo como também nos restantes níveis de ensino. Mesmo se existisse nas escolas uma variedade de recursos didático-pedagógicos, a motivação dos alunos nas aulas continuaria a ser um obstáculo a superar.
Este trabalho, realizado mediante uma pesquisa e um estudo bibliográfico, pretende compreender e indagar os fatores e estratégias que interferem na motivação das crianças. Diante deste fato, é pertinente entender a problemática subjacente e apontar possibilidades para a superação do problema. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/5397 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1CEB - Albina Azizova.pdf | | 14248Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|