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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/5401

Título: Enfermagem especializada em enfermagem comunitária, saúde pública e saúde familiar
Autores: Fernandes, Paula C P B
Palavras Chave: Enfermagem de Saúde Comunitária
Enfermagem de Saúde Familiar
Programas de saúde
Intervenções de Enfermagem
COVID-19
Data: 29-Jun-2022
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 616-083 FER
Resumo: O Estágio com Relatório final compõe-se por duas componentes Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública com o desenvolvimento de um programa de Intervenção Comunitária “Sem Resistência” e a componente intervenção na área de Enfermagem de Saúde Familiar com o estudo da família “C”. O projeto “Sem Resistência” foi ao encontro do desenvolvimento da literacia em saúde no âmbito da vacinação de forma a promover imunidade de grupo reduzindo a morbilidade e mortalidade por doenças transmissíveis. Desta forma, o projeto pressupõe um impacto na redução da necessidade de recorrer à antibioterapia com terapêutica, vindo a refletir-se na diminuição da resistência antimicrobiana. Ao mesmo tempo que se pretende melhorar os conhecimentos dos pais das crianças e dos jovens, não só desta problemática, como também, a consciencialização do contributo individual na prevenção da disseminação de doenças, através de comportamentos de higiene das mãos e etiqueta respiratória. As escolas têm elevadas taxas de transmissão de doenças infeciosas. A operacionalização do projeto e-Bug na saúde escolar fornece ferramentas essenciais para educar crianças e jovens sobre microrganismos, prevenção da infeção e utilização de antibióticos. O projeto foi desenvolvido de acordo com as diferentes fases do Planeamento em Saúde e teve como ponto de partida um problema de saúde identificado no Diagnóstico de Situação de Saúde da Cova da Beira. A intervenção na área de Enfermagem de Saúde Familiar incidiu no estudo da família “C”, em tempos de COVID-19, em que o cenário atual exige confinamento. A aplicação do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar surgiu durante este flagelo de Saúde Pública, dando oportunidade ao estudo numa realidade emergente. A pandemia pelo novo coronavírus obrigou ao encerramento das escolas, à necessidade de distanciamento físico, à proibição de atividades culturais e ao teletrabalho, que geraram impactos académicos, sociais, económicos e psicológicos nas famílias. Os pais sobrecarregados pelas mudanças de vida exigidas pela nova situação, têm também de gerir o dia a dia dos seus filhos, minimizando o impacto das atuais circunstâncias na saúde mental e social das crianças e adolescentes. Neste contexto, o desconhecimento sobre coronavírus e a necessidade emergente de obter conhecimento, surgiu a oportunidade de desenvolver uma palestra via remota para os alunos e docentes da ESS sobre o tema “Precauções Básicas de Controlo de Infeção a Emergência da Comunidade”. Esta atividade, não planeada, veio ao encontro da necessidade de enfatizar a Saúde Pública e a sua relevância para a saúde das populações.
URI: http://hdl.handle.net/10314/5401
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