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Título: O sono das Crianças: Papel do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediatria
Autores: Bordalo, Tânia A S
Palavras Chave: EEESIP
competências
sono
criança
Data: 4-Jul-2022
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 616-083 BOR
Resumo: O presente relatório é referente ao estágio na Urgência Pediátrica e internamento de Pediatria da ULSG-HSM, no desenvolvimento articulado de competências comuns de Enfermeiro Especialista e específicas de EEESIP, tendo como fio condutor a temática do sono em idade pediátrica. O sono é essencial à vida humana, é reconhecida a sua importância no bem-estar e desenvolvimento da criança, influenciando também toda a vida familiar, escolar e social da mesma. Neste âmbito, foram desenvolvidas as competências de Enfermeiro Especialista e realizou-se um estudo transversal, descritivo correlacional, com os seguintes objetivos: conhecer hábitos e qualidade de sono das crianças dos 4 aos 10 anos de idade do concelho da Guarda; descrever hábitos de sono, identificar o índice de perturbação de sono e fatores que interferem no sono das mesmas. Aplicou-se um instrumento de colheita de dados com o CSHQ-PT validado para a população portuguesa e com variáveis sociodemográficas, contextuais e clínicas. Analisaram-se 203 questionários (31,8% de taxa de resposta), com uma média de 6,8 anos de idade. Dormem em média 9:46 horas, deitam-se em média às 21:37 horas, 52,2% raramente precisa de objeto especial para adormecer, 50,2% às vezes resiste à hora de deitar e 58,9% habitualmente volta a dormir sem ajuda depois de acordar. Verificou-se um CSHQ-PT total de 45,4, com 53,2% da amostra a apresentar índice de perturbação de sono (IPS) e com correlação diretamente proporcional entre a Resistência na hora de deitar e a Ansiedade relacionada com o sono. As crianças que apresentam IPS mais elevado são de idade pré-escolar com IPS= 48,10 e as que não faziam atividade física extracurricular com IPS= 46,41. Aquelas que demoram menos tempo entre acordar e chegar ao local de ensino apresentam valores mais elevados de Resistência à hora de deitar e Ansiedade relacionada com o sono. Conclui-se que mais de metade da amostra necessita de observação por consulta da especialidade. Os comportamentos diurnos, como a realização de atividade física, têm influência no IPS e a necessidade de intervir precocemente na promoção de hábitos de sono salutares para melhorar a qualidade do sono das crianças. Comprova-se o papel essencial que o EEESIP desempenha na maximização da saúde da criança/jovem e família e na resposta às necessidades do ciclo de vida e desenvolvimento da criança e do jovem, na promoção de hábitos de sono saudáveis e capacidade de identificar sinais de privação de sono.
URI: http://hdl.handle.net/10314/5433
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