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Título: O Referencial de Educação para o Desenvolvimento (RED) como Elemento Promotor de Cidadania e Valores
Autores: Gomes, André F A
Palavras Chave: prática de ensino supervisionada
referencial da educação para o desenvolvimento
cidadania ativa
valores
Data: 29-Nov-2022
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 GOM
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada I, em contexto da educação pré-escolar, foi realizada no Jardim de Infância das Panóias, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Sé, com um grupo de crianças com idades entre os 3-5 anos. A Prática de Ensino Supervisionada II, em contexto do 1º Ciclo, foi concretizada na Escola Básica do Espírito Santo, pertencente ao agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, com uma turma do 4.º ano, ou seja, alunos com idades entre os 9-10 anos. Neste documento encontram-se as duas experiências de práticas de ensino supervisionada desenvolvidas e a consequente reflexão crítica e fundamentada das mesmas. Neste trabalho, é também apresentado um pequeno estudo empírico que pretende percecionar o modo com o Referencial da Educação para o Desenvolvimento (RED) contribui, enquanto documento orientador e de trabalho de temáticas como a Pobreza e Desigualdades, a Paz e a Cidadania Global, para a promoção e desenvolvimento da educação para a cidadania ativa e para os valores nas crianças. Metodologicamente foi realizada uma investigação-ação, com recurso à observação direta e indireta, tendo o registo das observações sido feito em grelhas previamente pensadas e elaboradas pelo professor-estagiário. A par disso, solicitou-se a auto avaliação a cada aluno, sobre as atividades realizadas. Os resultados obtidos revelam o quanto é fundamental que estas temáticas sejam trabalhadas em contexto de sala de aula, aumentando a consciencialização das crianças para as mesmas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/6127
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

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