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http://hdl.handle.net/10314/7874
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Título: | Estratégias de Comunicação de Clubes Distritais de Futsal em Tempos de Pandemia: Estudo de caso |
Autores: | Gonçalves, Georgina M V |
Palavras Chave: | Estratégias de comunicação clubes comunicação de crise massa associativa redes sociais |
Data: | 9-Feb-2023 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 658.5 GON |
Resumo: | A comunicação, a imagem, a reputação e as respetivas estratégias que as gerem e as potenciam possuem uma enorme relevância nas organizações desportivas. Estas têm desenvolvido cada vez mais ações de proximidade com a sua massa associativa, especialmente online, adotando estratégias que solidificam a relação entre a sua marca e adepto. Na existência de uma crise, de modo a manter a identidade e reputação intacta existe uma necessidade de abordar diversas ferramentas, a fim de, controlar e gerir essa mesma crise.
O problema do estudo é “Quais os obstáculos, e de que forma estes influenciam as estratégias de comunicação definidas pelos clubes distritais para manter o contacto com a sua massa associativa, quer para o futsal masculino quer para o futsal feminino?”, e o objetivo é identificar quais as estratégias de comunicação que os clubes distritais de futsal utilizam para manter o contacto com a sua massa associativa e perceber se estas, que os clubes dizem aplicar, correspondem ao que realmente é transmitido para o exterior, para os adeptos. Assim, este estudo procura saber de que forma as estratégias de comunicação utilizadas por clubes distritais de futsal da Associação Futebol da Guarda, de Santarém e de Castelo Branco, moldam a forma de captar os seus adeptos, por meio de análise de redes sociais e aplicação de um questionário aos respetivos clubes. Pretendeu-se também, analisar a comunicação de crise aplicada durante a época 2019/2020, aquando da suspensão das atividades desportivas e identificar a existência de discrepâncias quanto às estratégias de comunicação utilizadas para as equipas masculinas e femininas do mesmo clube. Através da metodologia utilizada foi possível identificar e quantificar os fatores de diferenciação nas estratégias de comunicação dos clubes, junto da sua massa associativa, em tempos de pandemia.
Concluiu-se que o Facebook é a rede social mais utilizada pelos clubes, e que o tamanho do clube influencia diretamente a criação de um departamento de marketing e comunicação nos mesmos. Há diversos clubes a realizarem e aplicarem os distintos planos de gestão de crise, havendo apenas quatro que não desenvolveram qualquer tipo de plano. Na gestão da comunicação interna e externa dos clubes, durante a COVID-19, nem todos os clubes desenvolveram ações neste sentido. A promoção, a comunicação integrada e a publicidade são as ferramentas de comunicação mais utilizadas pelos clubes. Por fim, os clubes com equipa masculina e feminina publicam mais conteúdos para a equipa feminina do que para a equipa masculina. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/7874 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação
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