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Projecto Aplicado do Mestrado - Sistemas Integrados de Gestão (AmbQualSegRSocial) >

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Título: Proposta de Sistema de Gestão da Qualidade: Laboratório de Saúde Pública da Guarda
Autores: Dionísio, Ana M B M
Palavras Chave: Sistema de Gestão
Norma NP EN ISO 9001:2015
Qualidade
Data: 13-Mar-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 DIO
Resumo: O presente projeto aplicado tem como objetivo propor um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015, para o Laboratório de Saúde Pública da Guarda (LSPG) da Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. (ULSG). O LSPG desenvolve a sua atividade no âmbito da avaliação da qualidade das águas, alimentos e produtos agroalimentares, de acordo com as exigências da legislação nacional e comunitária, com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as expectativas e necessidades dos seus clientes, de forma a dar cumprimento não só aos requisitos normativos, mas também aos requisitos regulamentares aplicáveis. O planeamento de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) melhora o desempenho do laboratório, aumenta o grau de satisfação de todas as partes interessadas, gera maior economia, eficácia e eficiência dos processos e contribui para que o LSPG utilize a qualidade dos seus serviços como uma vantagem competitiva. Para tal, deve estabelecer-se a política e os objetivos da qualidade para promover uma estratégia de sustentabilidade através do conceito de melhoria contínua. Para a realização do projeto aplicado, a metodologia de investigação seguida para a análise teórica foi a revisão de literatura científica e dos normativos legais para contextualizar a temática da qualidade, em geral, e do SGQ em particular, com ênfase na Norma NP EN ISO 9001:2015, abordando também a Norma NP EN ISO/IEC 17025, no âmbito da acreditação de laboratórios. Para a concretização da análise empírica, recorreu-se ao método do caso de estudo, por aplicação da Norma ISO 9001:2015 no LSPG. Os resultados evidenciam a fase de planeamento do SGQ no LSPG, suportado na Norma NP EN ISO 9001:2015, onde se adota o processo de melhoria contínua e fomenta a deteção de não conformidades e oportunidades de melhoria que garantam a participação das partes interessadas e a participação ativa da gestão de topo da organização (ULSG).
URI: http://hdl.handle.net/10314/7877
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