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Título: Educação para o Desenvolvimento Sustentável: O Caso de Estudo dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do Instituto Politécnico da Guarda
Autores: Rodrigues, Joana M S B S
Palavras Chave: Cursos Técnicos Superiores Profissionais
Responsabilidade Social
Qualidade
Capital Humano
Ensino Superior
Instituto Politécnico da Guarda
Data: 23-Jan-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 ROD
Resumo: O Ensino Superior (ES) defronta-se com um novo contexto de atuação, decorrente da globalização, de uma sociedade cada vez mais baseada no conhecimento, assim como da rápida evolução tecnológica que exigem uma constante (re)adaptação do saber e das competências do capital humano. Perante este cenário de mudança e os desafios que dele advêm, um dos objetivos da Estratégia Europa 2020 (EE2020), para a década 2010-2020, traduz-se em investir na qualificação superior da população europeia. Como tal, foi formulada a meta de, até 2020, os Estados-Membros ampliarem a percentagem da população com diploma de ES, na faixa etária compreendida entre os 30 e os 34 anos. A criação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) foi a solução encontrada por Portugal para dar resposta às necessidades do país ao nível das qualificações do seu capital humano e, de igual forma, alcançar a meta europeia estabelecida. Neste contexto e, no âmbito dos processos de submissão de candidaturas a apoios financeiros provenientes de fundos europeus e nacionais para financiamento dos CTeSP, surge a necessidade de desenvolvimento do presente estudo - Educação para o Desenvolvimento Sustentável: o Caso de Estudo dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). Assim, o presente relatório de estágio profissionalizante tem como objetivo principal apresentar uma proposta de Educação para o Desenvolvimento Sustentável do IPG, através de um Sistema de Monitorização do Percurso Académico e/ou Profissional dos Estudantes de CTeSP. A metodologia de investigação subdivide-se, primeiramente, numa análise teórica, que através da revisão de literatura sistematiza a evolução das políticas europeias e nacionais da educação e da formação no ES, bem como da qualidade e avaliação ao nível deste sector. Posteriormente, segue-se uma análise empírica, com base no método de caso de estudo (Yin, 2018) e à aplicação de uma análise estatística descritiva exploratória, aos dados obtidos através do questionário empregue aos estudantes de CTeSP do IPG. Os resultados obtidos permitem concluir que a maioria dos estudantes se encontram a trabalhar em atividades profissionais diretamente relacionadas com a área de formação obtida no CTeSP (66,8% do total) e que se encontram satisfeitos relativamente ao CTeSP frequentado (71,8% do total).
URI: http://hdl.handle.net/10314/7910
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