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Título: Competências parentais e socioemocionais de crianças em idade pré-escolar. Um estudo com famílias em contexto de vulnerabilidade
Autores: Santos, Isa A I V
Palavras Chave: competências parentais
competências socioemocionais
pré-escolar
determinantes da saúde
enfermagem comunitária
Data: 6-Mar-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 616-083 SAN
Resumo: Enquadramento: Reconhecendo a importância da parentalidade positiva no desenvolvimento infantil, atualmente a promoção das competências parentais têm vindo a ser amplamente investigadas quanto à sua influência positiva nas competências socioemocionais da criança. Desenvolver estas competências na fase crucial de desenvolvimento, entre os 3 e 5 anos de idade, tem repercussões futuras na sua saúde, principalmente no âmbito da saúde mental, mas também no desenvolvimento de adultos mais proativos na promoção da sua saúde. A família, como berço do desenvolvimento da criança, tem um papel preponderante nestas variáveis e a sua coesão e adaptabilidade podem condicionar a forma como os pais desenvolvem as suas competências parentais. Todo este enquadramento ganha outra dinâmica e significância quando estamos perante famílias em contexto de vulnerabilidade. Cabe ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária caraterizar a situação destas famílias em situação de vulnerabilidade, no sentido de desenhar programas de promoção da saúde, individual e coletiva, empoderando estas famílias para conseguirem ultrapassar as possíveis barreiras ligadas aos determinantes sociais da saúde, através de ações delineadas em conjunto com a Comunidade e os demais intervenientes. Objetivos: Este estudo teve como principal objetivo caracterizar famílias em contexto de vulnerabilidade com filhos em idade pré-escolar, relativamente à sua coesão e adaptabilidade e às competências parentais e socioemocionais das crianças. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, desenvolvido numa amostra não probabilística por conveniência. A amostra é constituída por 13 famílias referenciadas por duas Instituições Particulares de Solidariedade Social de uma cidade do interior/centro de Portugal. Os dados foram obtidos através de uma entrevista individual, com a aplicação de um questionário que incluiu a caracterização sociodemográfica das famílias e os seguintes instrumentos: a Escala de Avaliação da Coesão e Adaptabilidade Familiar (FACES III), a Escala de Competência Parental Percebida (PSOC) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Resultados: As mães entrevistadas percecionam níveis moderados de adaptabilidade familiar e níveis extremamente altos de coesão. Quanto às competências parentais percebidas, as mães percecionam-se com uma eficácia parental ligeiramente mais elevada que a satisfação parental, mas ambas com médias semelhantes e elevadas. Quanto à perceção das capacidades e dificuldades dos filhos, o “comportamento pró-social” é a dimensão com média mais elevada, revelando-se nas duas dimensões “problemas com colegas” e “hiperatividade” possíveis/prováveis “casos”, por apresentarem pontuações altas e limítrofe. Conclusão: A caracterização sociodemográfica da amostra revelou determinantes sociais da saúde que podem condicionar as variáveis em estudo. O tamanho reduzido da amostra não permitiu realizar uma análise estatística correlacional, embora a análise descritiva nos tenha permitido fazer uma análise reflexiva/crítica sobre as variáveis em estudo e quais as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária. Com este estudo foi possível delinear algumas linhas orientadoras que possam ser usadas em programas de promoção da saúde na comunidade, de forma a dar resposta às necessidades emergentes no grupo vulnerável estudado.
URI: http://hdl.handle.net/10314/8183
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