DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/8587

Título: Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares
Autores: Cavaca, Mariana S L
Palavras Chave: interdisciplinaridade
expressões artísticas
1.° Ciclo do Ensino Básico
Data: 18-May-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 CAV
Resumo: A interdisciplinaridade é um conceito cada vez mais aplicado e que possibilita a ligação entre diferentes conhecimentos de diferentes áreas curriculares. Quando aplicada com as expressões artísticas, esta permite aos alunos uma melhor aprendizagem, uma maior motivação, interesse e empenho, assim como o desenvolvimento de outras capacidades – físicas, cognitivas, sensoriais, afetivas – e a descoberta de novas potencialidades. Neste contexto, o nosso objeto de estudo centra-se na aplicação das expressões artísticas no 1.° Ciclo do Ensino Básico, sendo que o objetivo principal é aferir se a interdisciplinaridade é aplicada neste ciclo de ensino, com recurso às expressões, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares. A investigação assume uma abordagem quantitativa e tem como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. Neste sentido, foram questionados professores do ciclo referido, através de um inquérito online sobre a importância da interdisciplinaridade e a forma como recorrem às expressões artísticas em contexto de sala de aula. Para uma melhor fundamentação e verificação de resultados efetuou-se ainda o trabalho de revisão da literatura. Depois da recolha de dados, procedeu-se à sua análise e interpretação, sendo que foi encontrada uma unanimidade no que respeita à interdisciplinaridade com recurso às expressões artísticas, enquanto ferramenta facilitadora e importante no processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas curriculares. Com este estudo conclui-se que as expressões artísticas são uma ferramenta indispensável para que os alunos aprendam e compreendam conteúdos de outras áreas curriculares de uma forma mais profícua, rentável e motivadora.
URI: http://hdl.handle.net/10314/8587
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
1CEB - Mariana S L Cavaca.pdf2750KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega