Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/8587
|
Título: | Aplicação das Expressões no 1º CEB; interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares |
Autores: | Cavaca, Mariana S L |
Palavras Chave: | interdisciplinaridade expressões artísticas 1.° Ciclo do Ensino Básico |
Data: | 18-May-2023 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 CAV |
Resumo: | A interdisciplinaridade é um conceito cada vez mais aplicado e que possibilita a ligação entre diferentes conhecimentos de diferentes áreas curriculares. Quando aplicada com as expressões artísticas, esta permite aos alunos uma melhor aprendizagem, uma maior motivação, interesse e empenho, assim como o desenvolvimento de outras capacidades – físicas, cognitivas, sensoriais, afetivas – e a descoberta de novas potencialidades.
Neste contexto, o nosso objeto de estudo centra-se na aplicação das expressões artísticas no 1.° Ciclo do Ensino Básico, sendo que o objetivo principal é aferir se a interdisciplinaridade é aplicada neste ciclo de ensino, com recurso às expressões, para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de outras áreas curriculares. A investigação assume uma abordagem quantitativa e tem como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário. Neste sentido, foram questionados professores do ciclo referido, através de um inquérito online sobre a importância da interdisciplinaridade e a forma como recorrem às expressões artísticas em contexto de sala de aula. Para uma melhor fundamentação e verificação de resultados efetuou-se ainda o trabalho de revisão da literatura.
Depois da recolha de dados, procedeu-se à sua análise e interpretação, sendo que foi encontrada uma unanimidade no que respeita à interdisciplinaridade com recurso às expressões artísticas, enquanto ferramenta facilitadora e importante no processo de ensino e aprendizagem das diferentes áreas curriculares.
Com este estudo conclui-se que as expressões artísticas são uma ferramenta indispensável para que os alunos aprendam e compreendam conteúdos de outras áreas curriculares de uma forma mais profícua, rentável e motivadora. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/8587 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1CEB - Mariana S L Cavaca.pdf | | 2750Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|