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Título: Ensino do Turismo e o seu Contributo para o Desenvolvimento de Turismo Sustentável na Área Metropolitana do Porto
Autores: Silva, José da
Palavras Chave: Área Metropolitana do Porto
Turismo
Turismo Sustentável
Ensino e Formação em Turismo
Data: 2-Aug-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 379.85 SIL
Resumo: O desenvolvimento sustentável constitui cada vez mais um objetivo ao nível mundial de todos os setores de atividade, sendo que o turismo, pela sua grande importância económica e social, não é exceção. O desenvolvimento sustentável no âmbito do turismo pode ser definido como a utilização adequada e responsável de recursos ambientais, sociais e culturais, respeitando as comunidades onde as atividades económicas se desenrolam, enquanto se garante que estas sejam viáveis a longo prazo. Deste modo, uma educação e formação adequada de acordo com o paradigma da sustentabilidade adquire uma importância fundamental na formação de profissionais esclarecidos e sensíveis às questões relacionadas com o turismo sustentável. Em Portugal, um dos destinos preferidos é o Porto e a sua Área Metropolitana, pelo que esta região se encontra particularmente vulnerável às pressões exercidas pelo turismo, pelo que o desenvolvimento de estratégias sustentáveis é a melhor opção para a viabilidade e continuidade do setor, onde a formação dos profissionais de turismo adquire uma relevância central. Neste sentido desenvolveu-se uma investigação de acordo com o paradigma metodológico qualitativo tendo como base uma pesquisa e análise documental para dar resposta à seguinte questão de investigação: qual o contributo do ensino do turismo para o desenvolvimento de turismo sustentável na área metropolitana do Porto? A investigação demonstrou que Portugal, e consequentemente o Porto, é um dos destinos mais sustentáveis e competitivos do mundo, pelo que nas práticas das escolas de turismo os tópicos sobre a responsabilidade social, económica e ambiental tem vindo a ganhar cada vez mais importância, sendo esperado que, ao longo dos anos, os currículos dos cursos de formação no âmbito do turismo se centrem cada vez mais nestes tópicos, uma vez que a sustentabilidade e a competitividade do setor são dois conceitos que estão cada vez mais interligados. No entanto, e apesar dos esforços nesse sentido, e pela experiência pessoal, observa-se ainda um longo caminho no sentido da promoção de um turismo sustentável em toda a amplitude da educação e formação de turismo no contexto nacional, nomeadamente, lutar contra precariedade dos professores nesta área.
URI: http://hdl.handle.net/10314/8687
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