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Título: Relatório de Estágio Curricular – Associação “CRESCER – Associação de Apoio Social de Freixial do Campo (Castelo Branco)
Autores: Varanda, Inês
Palavras Chave: Envelhecimento
Instituição
Animação Sociocultural
Estágio Curricular
Data: Jul-2023
Editora: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Relatório da Série N.º: 047.3 VAR
Resumo: O presente documento visa concluir o processo de formação académica, iniciado há três anos com a entrada na licenciatura em Animação Sociocultural e culminando na redação deste relatório. O relatório de estágio, assenta no percurso, numa Instituição Particular de Solidariedade Social destinada à população da terceira idade, com duração aproximadamente de dois meses e meio. O envelhecimento é um processo inerente ao ciclo de vida do ser humano, é um tema que preocupa e desafia a atualidade em Portugal. Esta realidade provoca reflexões e o surgimento de mudança. É neste sentido que enquanto jovem cidadã perspetiva-se conhecer melhor a realidade a fim de contribuir para a promoção da qualidade de vida e um envelhecimento bem-sucedido e ativo. A seleção do local de estágio deve-se a esse desafio e entusiasmo em pretender saber mais e cooperar para a mudança de forma assertiva, ademais oferece a oportunidade de conhecer melhor uma população que apresenta caraterísticas específicas e que comporta desafios diários. Nesta linha, pretende-se compatibilizar a intervenção com adquisição teórica, alicerçados em contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso do idoso, através da promoção da participação ativa nas atividades propostas. Atividades nas diversas categorias da ASC, que têm como principais finalidades proporcionar aos idosos o acesso a uma vida mais ativa, dinâmica e criativa, estimular o seu desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional, enquanto se valoriza a aprendizagem ao longo da vida. Com o presente relatório, apoiado na intervenção concretizada, pretende-se dar a conhecer o conjunto de competências gerais, especificas e transversais de natureza científica, técnica, instrumental e interpessoal alcançadas e desenvolvidas durante a formação, por meio da aplicação e reflexão das atividades projetadas e desenvolvidas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/8712
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