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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/8756

Título: Relatório de Projeto Currícular – O Papel das Relações Públicas no combate das Crises Organizacionais
Autores: Aniceto, Paula
Palavras Chave: Gestão e Comunicação de Crise
Relações Públicas
organização
stakeholders
Data: Jun-2023
Editora: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Relatório da Série N.º: 047.3 ANI
Resumo: A maioria das crises empresariais surgem nas organizações de forma inesperada ameaçando a imagem e a reputação da organização. Neste sentido as organizações devem estar preparadas para conseguirem resolver a crise quando surge na vida da organização. Para combater uma crise é pertinente e necessário a existência de uma pessoa que exerça o cargo de relações-públicas, um profissional que tenha um papel bastante ativo e de persuasão para tratar das crises organizacionais, que saiba que medidas deve tomar e quais são as melhores atitudes para que a opinião pública se possa identificar com a organização e aprovar os seus procedimentos. Uma crise que dura mais de um dia, deixa de ser de caráter privado e passa a ser, automaticamente, pública. É dever da organização comunicar a crise para que as pessoas estejam informadas e, consequentemente, se possam proteger em casos de situações que colocam em risco a segurança pública. No entanto, as funções de um relações públicas não param por aqui. Assim que a crise se torna um problema público, a organização deve tomar providências para resolver a origem do problema e não pode fazer isso bem, sem a intervenção de um relações públicas. Quando as situações de crise são difundidas na comunicação social é o relações públicas que tem por função articular com todos os intervenientes na divulgação de informação, para que a mensagem não seja deturpada e se minimizem os estragos na reputação e imagem da organização. O relações públicas deve saber como gerir e resolver cada crise, aconselhar a organização e tratar a crise de forma coerente e correta. A opinião pública está sempre muito atenta e se perceber que a organização não age da forma correta, começa a retirar-lhe credibilidade. Muitas vezes as crises podem levar ao fim de uma organização, por isso é muito importante ter profissionais que saibam agir de forma a salvar a organização e a reduzir todos os efeitos causados pelas crises.
URI: http://hdl.handle.net/10314/8756
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