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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/8849

Título: Educação e Sustentabilidade: abordagens e metodologias
Autores: Júlio, Marta M
Palavras Chave: prática de ensino supervisionada
educação Pré-Escolar
1º ciclo do ensino básico
sustentabilidade
estudo do meio
representações visuais
Data: 14-Sep-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 JUL
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES), para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da cidade da Guarda. No mesmo faz-se uma descrição das instituições nas quais decorreram o estágio, bem como do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido. Não se descurou a reflexão, imprescindível, das observações, das experienciações em contexto de pandemia COVID-19, e das estratégias de ensino e de avaliação desenvolvidas. O percurso de aprendizagem como futura docente de educação Pré-Escolar decorreu no Centro Escolar da Sequeira (Freguesia da Guarda), com um grupo de 14 crianças. A PES em ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico decorreu na Escola Básica Espírito Santo, numa turma de 3º ano de escolaridade. Este processo de ensino-aprendizagem foi, contudo, condicionado pelos fatores inerentes à pandemia. Nesta formação didático-pedagógica, tivemos, também, a iniciação à investigação aplicada à PES. Foi neste âmbito que desenvolvemos um estudo sobre “Educação para o Desenvolvimento Sustentável na disciplina de “Estudo do Meio”, no 1º Ciclo do Ensino Básico – Análise de Manuais escolares e suas representações visuais.” Concluímos que as orientações curriculares deveriam estar, na sua globalidade, alinhadas com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os Manuais Escolares e suas representações visuais, enquanto recursos educativos, adequados às aprendizagens curriculares visadas. O que este estudo demonstrou foi que, a triangulação, por ano de escolaridade, entre as “Aprendizagens Essenciais”, o Manual Escolar e suas representações visuais, em relação aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, não responde às exigências atuais, de sustentabilidade do planeta Terra. Sem esta articulação, na qual a mediação do professor na promoção de aprendizagens é crucial, a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, neste desígnio, é muito questionável.
URI: http://hdl.handle.net/10314/8849
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