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http://hdl.handle.net/10314/8850
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Título: | Hábitos e Perturbações do Sono de Crianças em Centro de Acolhimento Temporário |
Autores: | Barroco, Inês M |
Palavras Chave: | Sono Perturbações Criança Enfermeiro Especialista Institucionalização |
Data: | 26-Jun-2023 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 616-083 BAR |
Resumo: | Enquadramento: O relatório de estágio, intitulado “Hábitos e Perturbações do Sono de Crianças em Centro de Acolhimento Temporário” inclui uma componente de estágio onde se descrevem as competências comuns do enfermeiro especialista e especificas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica, desenvolvidas em contexto clínico, e uma componente de investigação. O sono tem um papel determinante no desenvolvimento da criança e quando é perturbado assume repercussões negativas na sua vida. Também os múltiplos desafios colocados à criança institucionalizada podem relacionar-se com a sua rotina diária e os horários de sono/vigília.
Objetivos: Analisar o percurso realizado ao longo do estágio, através da análise dos objetivos definidos, da descrição e reflexão crítica das atividades desenvolvidas; Conhecer e descrever hábitos e perturbações do sono das crianças institucionalizadas em Centro de Acolhimento Temporário; Identificar a relação das perturbações do sono das crianças institucionalizadas em Centro de Acolhimento Temporário com as variáveis em estudo.
Metodologia: No capítulo referente ao desenvolvimento de estágio é utilizada a metodologia descritiva. O estudo é considerado descritivo, correlacional, quantitativo e transversal, desenvolvido numa amostra não probabilística com 13 crianças institucionalizadas em Centro de Acolhimento Temporário (com idades entre os 2 e 7 anos). O instrumento de recolha de dados é um questionário que inclui o Questionário de Hábitos de Sono das Crianças (CSHQ-PT).
Resultados: As atividades desenvolvidas durante o estágio permitiram dar continuidade ao processo de aquisição e aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista na área de saúde infantil e pediátrica. No estudo, apurou-se a existência de perturbações do sono nas crianças institucionalizadas. Com resultados estatisticamente significativos observou-se que são as crianças com problemas de saúde e que tomam medicação as que manifestam mais perturbações do sono. As crianças com necessidades de saúde especiais manifestam mais perturbação respiratória do sono. As que não ingerem doces e/ou chocolates revelam mais perturbação respiratória do sono. As crianças cujo cuidador tem a perceção de que têm problemas de sono revelam mais perturbações do sono. Para além disso, quanto maior o tempo que as crianças levam a acordar, maiores as perturbações do sono.
Conclusões: Todo o percurso se revelou um amplo processo de aprendizagem, proporcionado pela instituição e pelos enfermeiros tutores que contribuíram para a otimização do desempenho pessoal. Os resultados do estudo revelam a oportunidade do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica em intervir nas perturbações do sono em crianças institucionalizadas, nomeadamente com sessões de educação para a saúde direcionadas aos cuidadores das crianças, de forma a instruir e envolver na problemática, adequando rotinas e fomentando boas práticas relativas ao sono. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/8850 |
Aparece nas Colecções: | Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria
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