DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) >
Projectos de Fim de Curso >
Mestrados >
Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/8899

Título: A Importância do Amor à Marca Tubarões Azuis: Causas e Consequências
Autores: Vieira, William J S
Palavras Chave: Amor à Marca
Tubarões Azuis
Causas
Consequências
Data: 28-Jul-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 VIE
Resumo: É sabido que o desporto é uma indústria de milhões e de emoções, e como tal, é de todo o interesse compreender o que causa e o que resulta das fortes paixões dos seguidores do desporto e em particular dos adeptos de futebol. A realização deste estudo justifica-se pela escassez documental acerca desta matéria e a sua necessidade de um maior aprofundamento. Este estudo permitiu analisar o comportamento dos consumidores, avaliando a relação amorosa entre o consumidor e a marca, tendo como objetivo consolidar e tornar rentável a relação resultante desta paixão. Um outro fator essencial que justifica a escolha da marca é o interesse por perceber como uma marca popular pode tornar-se numa Love Brand e como o apelo emotivo utilizado por esta, faz com que os clientes cresçam tal sentimento. A escolha da marca Tubarões Azuis torna o estudo pioneiro, visto que não há qualquer trabalho associado a esta marca desportiva, que gera um misto de emoções aos caboverdianos no país e na diáspora. Neste trabalho foram aplicadas várias escalas de mensuração de diferentes autores, que se mostrou satisfatória para a pesquisa realizada. Este estudo tem interesse para os profissionais de marketing desportivo, que ficam a conhecer como podem explorar melhor o sentimento dos adeptos, aumentando o Amor à marca e, dessa forma, aumentando a lealdade, envolvimento e intenção de compra por parte do consumidor-amante do desporto. Foi recolhido os dados de uma amostra de 225 indivíduos, por via de um questionário. Da investigação foi observado que das sete hipóteses formuladas todas foram confirmadas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/8899
Aparece nas Colecções:Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
RESUMO - William J S Vieira.pdf154KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega