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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/9021

Título: Crenças de Género na Segunda Infância
Autores: Andrade, Joana R R
Palavras Chave: Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Crenças de Género
Data: 25-Oct-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 AND
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) visa a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico da Guarda. É um trabalho de projeto individual de pesquisa, reflexão e ação, que estabelece uma articulação entre a teoria e a prática. De acordo com as indicações constantes do Diário da República, 2.a série — N.º 123, de 29 de junho de 2016, está organizado em três componentes essenciais: i) enquadramento institucional (Organização e Administração Escolar) e caracterização socioeconómica e psicopedagógica dos grupos/turmas onde foram efetuados os estágios; ii) descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada; iii) proposta de uma prática docente relacionada com a superação de um problema e/ou a implementação de uma medida relativa ao tema escolhido, relacionada com as áreas disciplinares, dos ciclos, onde se realizou o estágio. Neste contexto, é composto por três capítulos: o primeiro, carateriza institucionalmente o Jardim de Infância das Panóias, local onde decorreu a PES I e a Escola Básica de 1.º CEB do Bonfim, local onde decorreu a PES II, bem como os grupo/turmas de trabalho (19 crianças no Jardim de Infância das Panóias e 20 crianças Escola Básica de 1.º CEB do Bonfim), a nível socioeconómico e psicopedagógico ; o segundo carateriza, descreve e reflete as Práticas de Ensino Supervionadas I e II, realizadas nas Instituições escolares e grupos/turmas referidas. As várias atividades pedagógicas desenvolvidas no Jardim de Infância das Panóias, com crianças dos 3 aos 5/6 anos, motivaram a escolha do tema de investigação do capítulo III. Assim, tendo constatado a relevância da infância no processo de construção de identidade de género das crianças, realizámos um estudo empírico, no qual pretendemos conhecer as crenças das crianças, neste domínio, bem como analisar a influência de alguns fatores (idade, género, nível socioeconómico e estrutura familiar) neste processo. Os resultados deste estudo revelaram a existência de crenças de género tipificadas e estereotipadas nas crianças, em alguns dos domínios considerados. As implicações pedagógicas deste trabalho focam-se na possibilidade de educadores e professores atenuarem estas crenças de género, estereotipadas e tipificadas, contribuindo para uma educação focada na complementaridade de género.
URI: http://hdl.handle.net/10314/9021
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