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Título: A Transversalidade da Música na Aquisição das Aprendizagens na Educação Pré-Escolar
Autores: Santos, Érica N C
Palavras Chave: educação pré-escolar
música
transversalidade
aprendizagens
Data: 22-Nov-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 SAN
Resumo: O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda. A Prática de Ensino Supervisionada I, em contexto da Educação Pré-Escolar, foi realizada no Jardim de Infância das Panóias, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Sé, do concelho da Guarda. O estágio teve uma duração de quinze semanas, sendo realizado em dois períodos: período de observação (três semanas) e o de prática supervisionada (doze semanas), com a orientação da professora Doutora Filomena Velho e da Educadora Cooperante Ema Mateus. A Prática Supervisionada I permitiu implementar várias atividades pedagógicas com diferentes faixas etárias (3 aos 5 anos), realizando uma transposição da teoria para a prática aferindo e comparando diversas perspetivas educativas. A Prática de Ensino Supervisionada II, em contexto do 1º Ciclo, foi concretizada na Escola Básica Adães Bermudes, pertencente ao agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, do concelho da Guarda, no qual o estágio decorreu com uma duração de quinze semanas, sendo em dois períodos: de observação (três semanas) e o de prática supervisionada (doze semanas), com a orientação das professoras Doutoras Urbana Bolota, Florbela Antunes e da professora cooperante Margarida Pires. Neste documento encontram-se as duas experiências de práticas de ensino supervisionada desenvolvidas, assim como o estudo empírico realizado no decorrer das mesmas. Neste relatório, é igualmente apresentado um estudo empírico que objetiva a Transversalidade da Música na Aquisição de Aprendizagens na Educação Pré-Escolar, enquanto ferramenta pedagógica na Educação de Infância. A metodologia utilizada foi um estudo empírico qualitativo, com recurso à observação participante, tendo o registo das observações sido realizado em grelhas antecipadamente produzidas pela educadora -estagiária. Os resultados obtidos mostram o quão importante é à música na Educação Pré-Escolar pois promove um desenvolvimento global da criança, favorecendo aprendizagens significativas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/9184
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