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Título: Inovação do Setor Público - O caso do Setor da Saúde Pública
Autores: Rodrigues, Susana M
Palavras Chave: inovação
serviços públicos
saúde
serviços
Data: 23-Nov-2023
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 35 ROD
Resumo: Depois de uma epidemia que assolou o mundo, em especial o setor da saúde teve de se reajustar, e arranjar formas de manter e melhorar os cuidados que prestava e que continuou a prestar a toda a população. A inovação sem dúvida que é um fator determinante seja nos serviços, nos processos ou procedimentos, na gestão, na organização ou reorganização dos serviços, na resolução de problemas ou na inovação tecnológica. Neste projeto aplicado foi utilizada bibliografia relevante, assim como os dados do questionário enviados a todos os profissionais da Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG) para estudar o processo de inovação na saúde e o caso particular nesta Unidade. O objetivo era dar resposta à perceção que os trabalhadores/colaboradores têm sobre a inovação na instituição. A importância que os profissionais da Unidade Local de Saúde da Guarda (ULSG) dão à inovação é a prova de que é sem dúvida a chave da prestação de melhores cuidados de saúde, de um trabalho mais humano, mais centrado e pensado no utente. É unânime a ideia de que deveria existir uma unidade dedicada à inovação e haver um incremento nesta área, resta que este seja o caminho entendido pelos administradores da ULSG e que possam prosseguir a sua continuidade e evolução. Os resultados indicam que a perceção dos colaboradores/trabalhadores da ULSG é de que o tipo de inovação que a ULSG mais desenvolve é tecnológica, organizacional ou de gestão, seguida de processos e procedimentos. As vantagens que advêm da introdução da inovação prendem-se com a facilidade no trabalho, aumento da qualidade do serviço prestado e redução do impacto ambiental. A inovação é considerada como facilitadora para o profissional e uma melhoria para o utente, também uma diminuição de desperdício de tempo e acompanhamento dos países europeus. Além disso, os profissionais da ULSG ainda referem a grande importância de receber mais informação sobre inovações a desenvolver e que raramente são envolvidos na tomada de decisão sobre qualquer inovação/alteração no serviço, embora tenham disponibilidade para ajudar na tomada de decisão. Se os serviços ou unidades forem mais inovadores resta mais tempo aos profissionais de saúde para a atenção e foco nas pessoas (utentes/doentes e familiares).
URI: http://hdl.handle.net/10314/9185
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