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http://hdl.handle.net/10314/9193
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Título: | COMUNICAÇÃO PRATICADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL, CABO VERDE: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, IMAGEM E REPUTAÇÃO DO PRESIDENTE, HERMÉNIO CELSO FERNANDES |
Autores: | Costa, Vánia S V |
Palavras Chave: | comunicação municipal gabinete de comunicação imagem comunicação social Município de São Miguel |
Data: | 6-Jul-2023 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 658.5 COS |
Resumo: | A constante evolução e apreciação da comunicação nas sociedades contemporâneas permitiu que as organizações acompanhassem as exigências impostas pelo mercado, de modo a criarem as suas próprias imagens. Desta forma, a comunicação municipal constitui um fator de modernização dos serviços, divulgação de informação e aproximação dos seus públicos-alvo, como também auxilia na inovação e na estratégia de competitividade do município nos diferentes meios de comunicação social.
A gestão política e administrativa de um município necessita de comunicação e a Câmara Municipal de São Miguel, Cabo Verde, não é exceção ao reconhecer o elevado grau de importância que esta tem na promoção da imagem do autarca, como também em comunicar o próprio município. Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo empírico que teve como objetivo averiguar a eficácia das estratégias de comunicação utilizadas pela Câmara na construção da identidade, imagem e reputação do Presidente. A análise baseia-se em entrevistas com o autarca e profissionais de comunicação do próprio município, e analisa também os trabalhos realizados por esses profissionais, tendo em consideração os seus objetivos, estratégias, plano de ação e metas praticadas ao comunicar São Miguel de 2016 a 2020.
Após esta análise, verificámos que o segredo, que esteve por detrás da boa reputação do presidente e do crescimento e desenvolvimento do Município de São Miguel, foi a aposta na criação do Gabinete de Comunicação naquela autarquia, para comunicar e fazer transparecer todos os trabalhos executados pela Câmara. Conclui-se que apostar no desenvolvimento sustentável do município foi uma das principais estratégias que Herménio Celso Fernandes adotou para ganhar notoriedade. Dessa forma, respondendo à nossa pergunta de partida, concluímos que a criação da revista “São Miguel” foi eficaz, assim como a comunicação do município com os diferentes suportes de comunicação digital com foco em manter atualizados os órgãos de comunicação social da região sobre as atividades do Município. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/9193 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação
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