|
Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/9201
|
Título: | Multiculturalismo nas escolas do século XXI |
Autores: | Cairrão, Verónica S |
Palavras Chave: | diversidade cultural integração multiculturalismo inclusão educação multicultural |
Data: | 20-Dec-2023 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 CAI |
Resumo: | Em pleno século XXI, num país ciente da sua diversidade cultural, continuam a existir constrangimentos no que diz respeito à integração de crianças de diferentes nacionalidades no setor educacional. Tendo esta problemática em mente, foi realizado o presente relatório no âmbito da unidade curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), que tem como finalidade a obtenção do grau de mestre habilitador à docência.
Neste âmbito, são descritas as instituições frequentadas na PES I e II, assim como as atividades aí realizadas, expondo-se e refletindo-se, em seguida, acerca de um estudo realizado na PES II, em torno do currículo educativo das escolas públicas.
Este documento encontra-se dividido em três capítulos: Capítulo I, Enquadramento Institucional; Capítulo II, Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada, onde é referida a experiência de ensino a nível da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB; e Capítulo III, O Multiculturalismo nas Escolas do Século XXI, onde é retratado o tema em estudo.
Com a realização deste estudo, pretende-se, como primeiro objetivo, perceber se as escolas têm condições para garantir a integração e inclusão escolar dos alunos cuja língua não materna é o português e, como segundo objetivo, procura-se analisar se os docentes têm formação para lidar com esta realidade ao lecionar um plano de estudos que dê ênfase a uma educação multicultural.
De modo a salientar esta problemática e dar resposta às questões aqui estipuladas, foi elaborado um questionário destinado a professores de Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, implementado em diversos agrupamentos de escolas dos vinte distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas. Os resultados obtidos comprovaram que o sistema educativo não está a oferecer uma resposta adequada faces às necessidades do ensino num ambiente de aprendizagem culturalmente diverso. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/9201 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1CEB - Verónica S Cairrão.pdf | | 4260Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|