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Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/9338

Título: Relatório de Estágio Curricular – Associação de Beneficência Popular (Gouveia)
Autores: Buffelli, Lara
Palavras Chave: animação
estimulação
gerontologia
idosos
unidade de cuidados continuados integrados
Data: Jul-2022
Editora: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Relatório da Série N.º: 047.3 BUF
Resumo: Já é sabido que Portugal está um país envelhecido causado pela diminuição de nascimentos e desenvolvimento da medicina. Deste modo, tem sido necessário formar profissionais que, numa interdisciplinaridade de conhecimentos, estudem este fenómeno do envelhecimento, para assim conseguirem dar respostas às necessidades dos mais velhos. Este processo é um processo heterógeno onde se deve respeitar a individualidade, necessidades, motivações e aspirações/ interesses de cada um. Por isto, estudiosos defendem que o envelhecimento ativo é um modelo de intervenção social que incita mudança para uma resposta eficaz à capacidade e condição do indivíduo. No mesmo contexto, refira-se a importância da estimulação com o exemplo dado pela minha orientadora de estágio curricular e de fácil compreensão: um cientista japonês que ganhou o prémio nobel da medicina em 2016, Yoshinori Ohsumi, na sua investigação sobre a autofagia celular, verificou que indivíduos de profissões mais exigentes, como por exemplo, professores e médicos, a nível cognitivo, sentem sinais da doença de Alzheimer mais tardiamente. Isto porquê? Porque o cérebro está em constante estímulo. Este estudioso reflete que a mesma doença poderá instalar-se mais cedo em indivíduos em idade adulta, mas que só se manifestará quando o cérebro deixar de ser devidamente exercitado. A realização deste estágio marcado pela diversidade de atividades desempenhadas reforçou o meu pensamento relativamente à formação teórico-prática em Gerontologia para todos aqueles que exercem funções numa valência gerontogeriátrica para o bem-estar da pessoa idosa precisando esta de cuidados adequados e atendendo à individualidade de cada um, bem como de atividades de animação cognitiva, física e social. Neste contexto foi estipulado um plano de trabalho (anexo 1) com funções a serem desempenhadas. No âmbito da animação de idosos as funções passaram por: realizar atividades de modo a estimular diversas áreas: psicológica, emocional e motora; realizar trabalho conjunto com os fisioterapeutas através da realização de exercícios de marcha, coordenação motora e atividades físico-motoras; comemorar dias festivos como o carnaval, a páscoa, o 25 de abril; trabalhar com os utentes a nível interpessoal, introspeção, retrospeção e o futuro de cada um de maneira a aconselhá-los o melhor caminho para um envelhecimento saudável e com qualidade. Outras funções realizadas, para além da atenção dada ao utente e às necessidades individuais de cada um, foram: transferências da cadeira de rodas para o cadeirão e vice-versa/ cadeira de rodas para a cama e vice-versa/ cadeira de rodas para o wc e vice-versa; tarefas de higiene como acompanhá-los à casa de banho e realizar a mudança de fraldas e fornecer a alimentação adequada a cada utente.
URI: http://hdl.handle.net/10314/9338
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