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Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Costa, Catarina
Palavras Chave: Sistema Educativo
Insucesso escolar
Regências
PISA e Provas de Aferição
Data: Oct-2011
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 COS
Resumo: Este trabalho faz uma breve descrição do meio envolvente e, da Escola Básica Augusto Gil, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda. É uma escola bem equipada, comportando oito turmas. A turma F12 é uma dessas turmas. Faz-se uma breve descrição do Sistema Educativo, em Portugal, que se estrutura em Pré-Escolar, 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário e Universitário. O 1º Ciclo encontra-se dividido entre áreas disciplinares obrigatórias (leccionadas por um docente) e as áreas disciplinares não obrigatórias. Actualmente as escolas estão organizadas em agrupamentos como é legislado pelo Decreto-Lei 115-A/98, de 4 de Maio. No período de Março a Junho, do ano lectivo 2010/2011, dirigi-me à Escola Augusto Gil, para efectuar as minhas regências. Abordei todas as áreas disciplinares obrigatórias e as minhas actividades foram diversificadas, promovendo a participação de todos os alunos e a aquisição de competências, mesmo na área da Matemática. Os artigos publicados nos anos 40 e 50, as críticas e motivações dos promotores do movimento da Matemática moderna nos anos 60, o movimento de contestação aos programas dos anos 80, os resultados dos estudos internacionais dos anos 90, todos apontam no mesmo sentido: as aprendizagens dos alunos portugueses em Matemática são insatisfatórias. A percepção de existência de uma crise não é de hoje nem de ontem, é de sempre. De vez em quando, esta percepção salta para o primeiro plano. Nos últimos 10 anos podemos ver alguma evolução dos alunos portugueses a Matemática, como resulta de estudos internacionais que foram feitos pela OCDE, como é exemplo o relatório PISA. Apresentamos neste campo a evolução dos alunos portugueses ao longo deste estudo. Em Portugal realizaram-se as Provas de Aferição elaboradas para o 4º e 6º anos de escolaridade. Neste caso os resultados não têm sido só de sucesso, existindo um decréscimo na média de 2010 para 2011. Seguindo como base o Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais (ME-DEB, 2001), propomos uma estratégia e alguns exemplos práticos testados por nós, que poderão ajudar a ultrapassar esta dificuldade de aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1260
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

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