DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1280

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Pinheiro, Sónia
Palavras Chave: Descrição da Prática de Estágio
Valor Pedagógico dos Trabalhos de casa
Data: Oct-2011
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 PIN
Resumo: O Relatório Final de Estágio que aqui se apresenta foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrada na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. O objectivo deste trabalho é portanto descrever todo o processo decorrido ao longo do estágio. A fim de melhor se entender o nosso propósito, no 1º capítulo faremos uma caracterização do local onde decorreu o estágio e dos alunos com os quais realizámos a nossa prática; no 2º capítulo descrevemos e fazemos uma auto avaliação da forma como exercemos essa prática; no 3º capítulo descrevemos e analisamos o tema por nós escolhido: “Sobre o valor pedagógico dos Trabalhos de casa: um estudo em turmas do 3º e 4º ano na Escola Básica do 1º Ciclo de Trancoso”, e as conclusões que tirámos desse estudo, após análise dos diversos resultados que obtivemos, partindo das questões que nos propusemos responder. Estudo que realizámos com o intuito de percebermos qual o valor pedagógico dos trabalhos de casa, assim como compreendermos as reações da comunidade educativa, professores, pais e alunos, sobre essa temática. Estudo cujos resultados nos demonstram que para os professores, na maior parte do tempo, os trabalhos são utilizados e vistos como uma prática rotineira de repetições do que fazem diariamente nas aulas. Para os pais e alunos (na sua maioria), estes trabalhos são aceites como uma forma de treino, tendo como finalidade a memorização efetiva dos conteúdos. No entanto os resultados mostram também um descontentamento, por parte dos pais e alunos, em relação ao tipo e quantidade de trabalhos que é pedida habitualmente.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1280
Aparece nas Colecções:Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
PES - Sónia Cristina M Pinheiro.pdf1122KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega