Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/1300
|
Título: | Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada |
Autores: | Brás, Ana |
Palavras Chave: | Aptidões sociais Formação Pessoal e Social Prática de Ensino Supervisionada Pré-escolar |
Data: | Jun-2012 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 BRA |
Resumo: | O presente documento constitui o Relatório Final de Estágio elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. De acordo com o regulamento da Prática de Ensino Supervisionada do referido curso de mestrado habilitador à docência, neste relatório apresentam-se os dois estágios realizados, em pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, constando de três componentes essenciais: (1) o Enquadramento institucional (organização e administração escolar, e caracterização socioeconómica e psicopedagógica da turma de estágio), (2) a descrição do processo de Prática de Ensino Supervisionada fundamentada numa reflexão de todo o percurso de formação realizado e (3) a apresentação de um trabalho de investigação no contexto educativo de pré-escolar, ao nível da área de conteúdo de Formação Pessoal e Social, relativamente a uma prática docente suscetível de melhorar as aptidões sociais das crianças do grupo onde decorreu o estágio.
Neste sentido foi realizada uma avaliação da modificação das aptidões sociais de uma turma do pré-escolar após a implementação de uma prática pedagógica estruturada e direcionada para a aquisição de competências sociais. Este programa de intervenção inserido na planificação realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no nível pré-escolar, foi construído com base em situações do quotidiano das crianças, privilegiando-se a componente lúdica dos contextos de aprendizagem, procurando motivá-las para o envolvimento, com vista a promover o seu harmonioso desenvolvimento social.
Os resultados obtidos sugerem que a introdução deste tipo de programas de intervenção educacional, promotores das aptidões sociais das crianças e suas competências sociais poderá constituir uma mais-valia na idade pré-escolar, levando a determinadas mudanças ao nível das relações sociais das crianças com adultos e pares, favorecendo comportamentos prossociais. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1300 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
PES - Ana Teresa Brás.pdf | | 9205Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|