DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1327

Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Almeida, Dulcina
Palavras Chave: Escola
Televisão
Aprendizagem
Entretenimento
Educação
Regulação
Data: Oct-2012
Editora: Instituto Politecnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 ALM
Resumo: A aprendizagem não está circunscrita à escola, neste sentido ela ocorre em diferentes contextos, sobretudo familiar, quando os alunos veem televisão. Por conseguinte, o presente relatório pretende investigar a temática “escola, aprendizagem e televisão”, para tal inclui um estudo empírico, composto por uma amostra com 56 discentes. O objetivo é aprofundar o tipo de programação mais vista pelas faixas etárias entre os 7 e 12 anos e recolher a visão que os alunos têm sobre a televisão e verificar se esta é aceite em contexto escolar. As conclusões demonstram que os discentes privilegiam uma informação assente na emoção, associando a televisão ao ócio e rejeitando-a em contexto educativo. O relatório contempla o conceito de estágio, na medida em que é a primeira experiência do ainda estudante como docente, orientado por professores que identificam os aspetos positivos e negativos, de modo a facilitar a progressão na sua prática pedagógica. Por fim, o presente documento engloba alguma informação etnográfica do meio e a caracterização dos estabelecimentos de ensino e das turmas, abrangendo ainda o contexto socioeconómico, onde realizámos a prática pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1327
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
PEB - Dulcina Maria B Almeida.pdf1857KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega