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Título: Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autores: Rios, Luciana A
Palavras Chave: Educação para a saúde
Educação Sexual
Sexualidade
Conceptions alternatives
Data: Dec-2012
Editora: Instituto Politecnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 RIO
Resumo: Este relatório prende-se com a descrição da Prática de Ensino Supervisionada do estágio no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Começamos por apresentar as caraterizações das instituições escolares da cidade da Guarda, o Centro Escolar da Sequeira e a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, e das turmas de estágio. É feita, igualmente, uma descrição reflexiva relativa às práticas de ensino supervisionada, no 1º Ciclo e no 2º Ciclo nomeadamente nas disciplinas de História e Geografia de Portugal, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática. No terceiro capítulo, faz-se uma abordagem à importância da Educação Sexual no 1º ciclo do ensino básico. Apresenta-se uma experiência pedagógico-didática “ Até onde vai o carinho” implementada, na turma de 4º ano, onde se apresentam as atividades, as estratégias e as finalidades a alcançar. Apresenta-se a contextualização da relevância das aulas de Educação Sexual. A formação de crianças e jovens mais conhecedores do seu corpo e sua fisiologia, assim como a segurança, ou seja, a prevenção do abuso sexual, constituem objetivos desta intervenção pedagógica. Ao longo da realização deste relatório foi privilegiada a análise de documentos e a pesquisa bibliográfica, cruzando as diversas fontes de informação existentes. Verificamos que ainda há muito a trabalhar no âmbito da Educação Sexual, pois apesar de estar legislada, ainda não se encontra em vigor na maioria das escolas em Portugal. A abordagem da sexualidade encontra constrangimentos diversos, quer no contexto das aprendizagens informais quer no contexto de ensino formal. Assim, no contexto da área “Formação Cívica” implementamos três aulas, de 50 minutos, de Educação Sexual, na turma onde decorreu o estágio do 1º ciclo do ensino básico. A exploração das temáticas tiveram por base o conhecimento prévio das conceções das crianças. O diálogo constituiu uma importante ferramenta nesta abordagem. Os registos icnográficos e escritos revelaram-se fundamentais neste processo de aprendizagem. Verificamos que estas crianças, ao longo destas sessões, revelavam entusiasmo e vontade de aprender mais.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1382
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

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