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Título: Relatório de Estágio Curricular – Farmácia Tavares (Guarda)
Autores: Lima, Ana
Palavras Chave: farmácia comunitária
Unidade de Reembalagem
farmácia comunitária
Dispensa de Medicamentos
Data: Feb-2014
Editora: Escola Superior de Saúde da Guarda
Relatório da Série N.º: 047.3 LIM
Resumo: Para este estágio são propostos alguns objetivos como favorecer, em contexto real, a integração das aprendizagens que vão sendo desenvolvidas ao longo do curso, de modo que o perfil do estudante vá ao encontro das competências necessárias no âmbito da sua formação, bem como, preparar o estudante para dar resposta às exigências da sociedade, promovendo a socialização e integração profissional. Assim, o Estágio é uma importante vertente de formação, uma vez que permite ao estudante uma aprendizagem no seio de uma equipa multidisciplinar de saúde e o contato direto com o utente/consumidor, com base nos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso e desenvolver as competências científicas e técnicas que lhes permitem a realização de atividades subjacentes à profissão de Técnico de Farmácia (TF) no enquadramento da FC. O Estágio realizado teve como principal objetivo conhecer o circuito do medicamento da FC, ao qual, tive a oportunidade de participar ativamente na maioria das funções e competências relativas ao TF. Desta forma, durante o Estágio foram propostas algumas atividades, o atendimento ao público (aconselhamento e dispensa de medicamentos sujeitos a receita médica (MSRM), medicamentos sujeitos a receita médica especial (MSRME), medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) e outros produtos de saúde); interpretação de prescrições médicas, elaboração, verificação e receção de encomendas, controlo de prazos de validade, armazenamento das várias especialidades farmacêuticas, avaliação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos (tensão arterial, colesterol, glicémia, entre outros), observação de administração de injetáveis, realização de medicamentos manipulados, devoluções e, posteriormente, as suas regularizações, utilizar corretamente o sistema informático e aplicar normas de higiene/limpeza e desinfeção adequadas.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1614
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