|
Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) >
Capítulo do Livro (ESTH) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/1637
|
Título: | Análise exploratória de sítios web: o caso dos hotéis portugueses de 4 e 5 estrelas |
Autores: | Roque, Vítor Martins, José Alexandre Lopes, Romeu |
Palavras Chave: | Avaliação Hotelaria Media Sociais Sítio Web Web2.0 |
Data: | 2013 |
Editora: | Instituto Pólitecnico da Guarda |
Citação: | Roque, V., Martins, JA., & Lopes, R. (2013). Análise exploratória de sítios web: o caso dos hotéis portugueses de 4 e 5 estrelas. In G. Fernandes, A. Sardo & A. Melo (Eds.), Inovação e Tecnologia em Turismo e Hotelaria (pp. 121-142). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda. |
Resumo: | O turismo é um dos setores económicos onde a informação desempenha um papel fundamental. Paralelamente, os turistas desempenham um papel cada vez mais ativo na procura e disseminação de informação via world wide web. Torna-se assim crucial perceber se este canal de promoção está a ser devidamente utilizado e potenciado pelos gestores hoteleiros.
Com base nesta premissa, este trabalho de investigação visa conhecer o papel dos sítios web na hotelaria em Portugal. Entre outros aspetos, pretende-se caraterizar as práticas, as tendências e as soluções que os sítios web representam para as respetivas unidades hoteleiras.
Nesse sentido, foi desenvolvido um trabalho de cariz exploratório, com o intuito de identificar, analisar e traçar uma perspetiva geral dos sítios web dos hotéis de quatro e cinco estrelas em Portugal. A amostra contou com um total de 152 hotéis divididos em quatro e cinco estrelas. O período de observação e recolha de dados decorreu de 4 a 17 de maio de 2011, sendo os resultados registados numa grelha de observação. Foram objeto de registo aspetos como: (i) princípios básicos do design, (ii) desenho e funcionalidades, (iii) características gerais, (iv) informações de viagem, (v) informações do produto, (vi) informações dos serviços e (vii) utilização de ferramentas web 2.0 (media sociais).
No presente trabalho, após o necessário enquadramento geral da temática em estudo, abordaremos o processo metodológico seguido, e apresentaremos alguns dos resultados obtidos, comparando por tipologia de hotel, os valores globais atribuídos a cada sítio web. Pretendemos também fornecer algumas sugestões sobre aspetos a melhorar na utilização destas ferramentas por parte dos responsáveis das unidades hoteleiras. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/1637 |
Aparece nas Colecções: | Capítulo do Livro (ESTH)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
(6)bookchapter-Análise exploratória de sítios web hoteis de 4 e 5estrelas.pdf | | 919Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|