DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) >
Capítulo do Livro (ESTH) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/1637

Título: Análise exploratória de sítios web: o caso dos hotéis portugueses de 4 e 5 estrelas
Autores: Roque, Vítor
Martins, José Alexandre
Lopes, Romeu
Palavras Chave: Avaliação
Hotelaria
Media Sociais
Sítio Web
Web2.0
Data: 2013
Editora: Instituto Pólitecnico da Guarda
Citação: Roque, V., Martins, JA., & Lopes, R. (2013). Análise exploratória de sítios web: o caso dos hotéis portugueses de 4 e 5 estrelas. In G. Fernandes, A. Sardo & A. Melo (Eds.), Inovação e Tecnologia em Turismo e Hotelaria (pp. 121-142). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda.
Resumo: O turismo é um dos setores económicos onde a informação desempenha um papel fundamental. Paralelamente, os turistas desempenham um papel cada vez mais ativo na procura e disseminação de informação via world wide web. Torna-se assim crucial perceber se este canal de promoção está a ser devidamente utilizado e potenciado pelos gestores hoteleiros. Com base nesta premissa, este trabalho de investigação visa conhecer o papel dos sítios web na hotelaria em Portugal. Entre outros aspetos, pretende-se caraterizar as práticas, as tendências e as soluções que os sítios web representam para as respetivas unidades hoteleiras. Nesse sentido, foi desenvolvido um trabalho de cariz exploratório, com o intuito de identificar, analisar e traçar uma perspetiva geral dos sítios web dos hotéis de quatro e cinco estrelas em Portugal. A amostra contou com um total de 152 hotéis divididos em quatro e cinco estrelas. O período de observação e recolha de dados decorreu de 4 a 17 de maio de 2011, sendo os resultados registados numa grelha de observação. Foram objeto de registo aspetos como: (i) princípios básicos do design, (ii) desenho e funcionalidades, (iii) características gerais, (iv) informações de viagem, (v) informações do produto, (vi) informações dos serviços e (vii) utilização de ferramentas web 2.0 (media sociais). No presente trabalho, após o necessário enquadramento geral da temática em estudo, abordaremos o processo metodológico seguido, e apresentaremos alguns dos resultados obtidos, comparando por tipologia de hotel, os valores globais atribuídos a cada sítio web. Pretendemos também fornecer algumas sugestões sobre aspetos a melhorar na utilização destas ferramentas por parte dos responsáveis das unidades hoteleiras.
URI: http://hdl.handle.net/10314/1637
Aparece nas Colecções:Capítulo do Livro (ESTH)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
(6)bookchapter-Análise exploratória de sítios web hoteis de 4 e 5estrelas.pdf919KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega