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Projecto Aplicado do Mestrado - Marketing e Comunicação >

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Título: O ensino profissional no distrito da Guarda - o Marketing relacional como ferramenta estratégica
Autores: Santos, Catarina I L
Palavras Chave: Marketing Relacional
Ensino Profissional
Satisfação
Fidelização
Data: 3-Jun-2015
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 SAN
Resumo: O presente trabalho procura analisar o Marketing Relacional como uma ferramenta estratégica para a satisfação e fidelização de alunos às escolas profissionais da região da Guarda. Ao Marketing Relacional ainda não foi dada a importância que deverá merecer, tendo ainda um papel emergente na sociedade. O Marketing Relacional associado a outras estratégias de comunicação, torna-se potencialmente eficaz na consolidação de uma imagem institucional, sobretudo se se tiver em conta a crise que assola o país. As Instituições devem preocupar-se com algo que as diferencie das outras e numa altura em que o Ensino Profissional enfrenta tantas contrariedades cabe aos responsáveis destas escolas encontrarem formas de captar e fidelizar estudantes, já que o alargamento do ensino técnico-profissional foi feito às escolas secundárias do ensino geral e isso afeta a continuidade das escolas profissionais a médio e longo prazo, depois de palmilharem terreno desde há cerca de 25 anos em Portugal, na efetivação e na evolução do ensino técnico-profissional no nosso país. As formas de atuação do Marketing Relacional e as respetivas implicações na gestão das organizações constituem um marco estratégico para o alcance dos objetivos destas Instituições e consequente continuidade. Pretende-se despertar a consciência dos envolvidos para uma maior aplicação das ferramentas que norteiam as relações por parte das organizações. A procura do Ensino Profissional, ano após ano, por parte de formandos mais jovens, significa que o é encarado como uma possibilidade de estudo e de estruturação futura da trajetória pessoal e formativa. Pretende-se proporcionar elementos de reflexão que possam ser utilizados a nível interno para a (re) construção dos olhares sobre estas Instituições com o sentido de elevar, ainda mais, a qualidade da mesma e atingir os níveis de sucesso desejados.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2150
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