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Projecto Aplicado do Mestrado - Sistemas Integrados de Gestão (AmbQualSegRSocial) >

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Título: Dinamização de Mercados Comerciais de uma PME do Setor Agroalimentar
Autores: Reis, Ana F C
Palavras Chave: Dinamização
Mercados Comerciais
PME
Marketing
Setor agroalimentar
Data: 22-Jan-2016
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 658.5 REI
Resumo: Hoje em dia os mercados estão cada vez mais competitivos, o que faz com que as empresas tenham de estar em alerta permanente e em constante evolução se querem manter-se no mercado. Para isso torna-se cada vez mais importante que as empresas dinamizem os seus produtos em novos mercados comerciais. O fabrico de enchidos tradicionais, a partir do porco bísaro tem grande tradição na região da Beira Interior Norte e Serra da Estrela e permite a elaboração de vários produtos de qualidade certificada e de muito boa aceitação no mercado. O presente trabalho visa a elaboração de uma estratégia para a dinamização de novos mercados comerciais de uma microempresa do Setor agroalimentar com o intuito de concorrer em novos mercados e dinamizar os seus produtos de forma criativa e inovadora. Para a concretização deste objetivo foram estudadas as boas práticas de algumas empresas de sucesso representativas do mesmo Setor de Atividade (em especial na perspetiva da Inovação do Produto e do Marketing), que serviram de orientação para a definição de uma estratégia para a empresa em estudo. A metodologia de investigação adotada foi a do estudo de caso e a técnica de investigação utilizada foi o questionário. Apesar do seu carácter exploratório, devido à opção metodológica seguida, a evidência empírica recolhida permitiu concluir que a empresa em estudo para poder dinamizar o seu mercado comercial tem de apostar na Inovação, não só de Produto mas também de Marketing, optar pela introdução de mudanças no aspeto/estética da embalagem e utilizar/introduzir novas técnicas/meios de comunicação na promoção dos seus. Tratando-se de produtos alimentares é possível criar dinâmica e interação com o cliente, apostando em ações no ponto de venda como sejam as atividades de degustação e oferta de amostras.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2201
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