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http://hdl.handle.net/10314/2257
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Título: | A importância das histórias no pré-escolar |
Autores: | Figueiredo, Catarina M P |
Palavras Chave: | Prática de Ensino Supervisionada Pré-Escolar Histórias infantis Desenvolvimento da criança |
Data: | 30-Mar-2016 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 FIG |
Resumo: | O presente relatório, requisito necessário para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, curso ministrado pela Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, reflete a experiência de Prática de Ensino Supervisionada, com a duração total de 224 horas, desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar, que decorreu no Jardim de Infância da Casa do Povo de Vila Nova de Tazem.
O objetivo fundamental deste relatório é expor, ainda que de modo sintetizado, o trabalho desenvolvido ao longo deste período privilegiado, no qual se articularam a teoria e a prática educativa, num momento em que o professor/educador, mais do que um mero seguidor do currículo, teve de saber ajustá-lo à realidade educativa com a qual se defrontou diariamente, tendo em conta o seu público-alvo, numa atitude de permanente reflexão/ação.
Complementando a descrição dessa prática reflexiva, este trabalho apresenta também uma breve pesquisa teórica, refletida no capítulo III, versando sobre o tema: o contributo das histórias infantis no desenvolvimento da criança, tendo em conta os domínios das Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (Expressão/Comunicação, Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo). O objetivo foi procurar aferir de que modo a leitura de histórias proporciona aprendizagens significativas, contribuindo não só para o desenvolvimento da linguagem oral, mas também para a emergência da linguagem escrita, da matemática, do conhecimento do mundo, atendendo ainda à capacidade de socialização, criatividade e espírito crítico das crianças. Tratando-se de um estudo qualitativo, metodologicamente desenvolvido sob o paradigma da investigação-ação, a temática foi fundamentada em pesquisas bibliográficas oportunas e concretizada com algumas atividades desenvolvidas com o grupo de crianças em contexto de sala de aula. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2257 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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