|
Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/2276
|
Título: | Valores Morais |
Autores: | Pires, Carla S |
Palavras Chave: | Educação pré-escolar valores morais sentimentos conto livros |
Data: | 3-May-2014 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 PIR |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da prática de ensino supervisionada, para a aquisição do grau de mestre. Inicialmente será apresentada a instituição de ensino onde foi realizado o estágio curricular, nomeadamente espaços físicos interiores e exteriores, recursos educativos e caracterização dos grupos.
A organização deste relatório obedece aos itens referidos no artigo 11º do Diário da República, 2ª série – nº42 – 28 de fevereiro de 20012. Segundo este artigo, o relatório deverá contemplar três componentes essenciais: enquadramento institucional (…), descrição do processo de prática de ensino supervisionada com os programas da(s) área(s) /disciplina(s), do(s) ciclo(s) onde realizou o estágio.
. No que concerne ao terceiro capítulo, apresento o projeto “ Crescer com Valores” que foi desenvolvido em contexto Pré - escolar, com o grupo de crianças da faixa etária correspondente aos 4 anos de idade. Este capítulo está dividido em duas partes, incidindo a primeira na fundamentação teórica e a segunda na abordagem empírica, referindo os objetivos, assim como a pertinência da temática e atividades desenvolvidas.
A fundamentação teórica deste relatório tem como foco principal os Valores e Sentimentos. O ser humano constrói a sua personalidade e caráter através da interiorização dos valores aceites pela sociedade visando a integração. Assim sendo, terá que se ter em consideração que os anos de educação pré-escolar, que correspondem à faixa etária dos 3 aos 6 anos, são fundamentais no desenvolvimento da personalidade e na interiorização de normas sociais.
Justifica-se assim a escolha desta temática, sendo o livro explorado neste contexto “Adivinha quanto gosto de ti”, de Sam Mc Bratney e Anita Jeram, já que vai ao encontro dos valores/sentimentos. Pretendi pois abordar o livro para realçar a importância do conto e das leituras no desenvolvimento da criança.
Podemos então constatar que existe uma interdisciplinaridade clara entre as diferentes matérias, nesta e noutras faixas etárias, sendo que os valores estão presentes em todas as atividades atendendo às alterações constantes com a evolução dos tempos e que é necessário orientar as crianças para que estas saibam discernir o bem do mal, o correto do incorreto.
A elaboração deste projeto perspetiva a modificação dos comportamentos exibidos pelo grupo para que exista e se desenvolva a cooperação, amizade e consciencialização progressiva de cada um, como ser único e respeitável. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/2276 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
EPE 1CEB - Carla Susana Pires.pdf | | 1022Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|