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Título: Relatório de Estágio Curricular – Associação de Desenvolvimento e Melhoramento da Estrela - ADM Estrela (Guarda)
Autores: Tiago, Dora
Palavras Chave: Animação Sociocultural
Animação Infantil
Animação de Idosos
Animação para Públicos com Necessidades Educativas Especiais
Data: Dec-2015
Editora: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
Relatório da Série N.º: 047.3 TIA
Resumo: O presente relatório tem como objetivo descrever todas as atividades que foram realizadas ao longo de três meses de estágio no âmbito de um estágio curricular, integrado na licenciatura da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, (ESECD) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). Ao longo de todo o relatório é feita a descrição de todas as atividades socioculturais de caráter não formal, em consonância com as atividades de caráter formal que a instituição já fornecia, dinamizadas nas valências onde decorreu o presente estágio. O estágio decorreu na Associação de Desenvolvimento e Melhoramento da Estrela (ADM Estrela), a instituição que me acolheu e permitiu a realização de todos os desafios - incluindo a interação com os seus vários públicos – onde o trabalho que realizei se dirigiu sobretudo para crianças, pessoas portadoras de deficiência e idosos. Teve como objetivos principais: melhorar a sua qualidade de vida; criar ligações de empatia entre os elementos do grupo; e fundamentalmente promover a participação do individuo no grupo, valorizando a sua autoestima, apreciando as suas capacidades e estimulando a sua participação ativa. No percurso do estágio recorreu-se essencialmente a um conjunto de atividades adequadas aos públicos em questão. No primeiro capítulo do presente relatório é possível verificar uma breve definição do que é a ASC, dos seus focos interventivos (infância, adultos, pessoas portadoras de deficiência e idosos). Abordo ainda o perfil do animador sociocultural e também das competências que este deve ser portador enquanto profissional. Já no segundo capítulo, é feita referência ao marco institucional, contando ainda com o enquadramento geográfico, a caracterização de instituição (neste ponto é feita também a descrição dos recursos humanos, recursos materiais), é feita também a descrição da política de ética, e dos princípios que definem a instituição. No terceiro capitulo e último, é feita a descrição das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, dos objetivos gerais e específicos e ainda das metodologias de intervenção. Por fim, é apresentada uma reflexão final, cujos objetivos passam, não só por validar os ensinamentos auferidos, como também os obstáculos que converteram esta etapa numa fase final de curso lotada de novas experiências desafiantes e enriquecedoras.
URI: http://hdl.handle.net/10314/2534
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