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Título: As diferentes tipologias textuais como suporte para a leitura no pré - escolar
Autores: Borges, Filipa I R
Palavras Chave: Prática de ensino supervisionada
educação pré-escolar
leitura
tipologias textuais
Data: 21-Sep-2016
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 373.3 BOR
Resumo: A elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Sé e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Bonfim, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, nos anos letivos 2013/2014 (2º semestre) e 2014/2015 (1º semestre). O presente documento expressa as práticas pedagógicas experimentadas e apresenta a reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, especificamente as vivenciadas no pré-escolar, apresenta-se um breve estudo de caso de natureza qualitativa, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática das tipologias textuais, procurando aferir-se de que modo a exploração de diferentes tipos de textos pode contribuir para a estimulação da emergência da leitura na educação pré-escolar. Na procura de algumas respostas, planeámos atividades que envolvessem cinco tipologias textuais diferentes, utilizando, nomeadamente, o texto informativo, narrativo, poético, dramático e instrucional, e escolhendo um local onde a leitura se revelasse aprazível: a biblioteca do Jardim-de-Infância. No final desta breve investigação empírica, ficou claro que a tipologia textual com mais impacto junto do público-alvo foi o texto narrativo, provavelmente pela familiaridade que as crianças possuem com este tipo de texto. Contudo, houve bastante curiosidade relativamente às restantes tipologias apresentadas e, no final das atividades, todas reconheciam com bastante facilidade a marca textual e os objetivos de cada um dos textos, distinguindo-os entre si, “lendo-os” ainda sem saberem ler. Tais constatações permitem-nos dizer, ainda que num universo muito limitado, dada a reduzida dimensão da amostra, que a introdução de diferentes tipologias textuais se configura como um elemento facilitador de motivação para a leitura e, consequentemente, para a emergência da leitura em idade pré-escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3000
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