DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Artigos em Revista Internacional (ESECD) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/3366

Título: O privado e o público numa sociedade mediática
Autores: Reis, Carlos
Palavras Chave: Espaço público
Espaço privado
Sociedade mediática
Data: Apr-2013
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Resumo: Neste artigo discutimos a definição do espaço público e privado nas sociedades em que a mediatização é muito forte. Por um lado, assistimos à erosão e invasão do espaço privado, propiciada pelas virtualidades da grande panóplia de meios de comunicação disponíveis. Por outro, verifica-se também uma invasão do espaço público, que vai perdendo dignidade e funcionalidades. Mas, por paradoxal que pareça, a sociedade mediática está a motivar, em paralelo, uma retração no espaço privado. Estas alterações funcionais dos espaços, público e privado, desafiam-nos a ponderar os prós e os contra de cada mutação e a procurar perspetivar o que melhor servirá os nossos valores de democracia e cidadania, bem como o indispensável equilíbrio entre os interesses individuais com os coletivos. Mas, em particular, levanta-se um repto educacional, que convém enfrentar.
URI: http://hdl.handle.net/10314/3366
ISSN: 1646-8848
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Internacional (ESECD)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
5_101-122O PRIVADO E O PÚBLICO NUMA SOCIEDADE MEDIÁTICA.pdf139KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega