|
Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/3565
|
Título: | A importância de contar histórias no desenvolvimento da linguagem |
Autores: | Duarte, Tânia S C |
Palavras Chave: | Prática de Ensino Supervisionada linguagem oral histórias educação préescolar |
Data: | 18-Oct-2016 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 373.3 DUA |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Decorreu no jardim-de-infância da Sé, no segundo semestre do ano letivo de 2013/2014, e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Bonfim, no primeiro semestre do ano letivo de 2014/2015, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.
Ao longo deste relatório de estágio quisemos refletir acerca das práticas pedagógicas e estratégias adotadas, apresentando a sua descrição e posterior reflexão crítica das mesmas.
Nesse sentido, e no âmbito da educação pré-escolar, é apresentado um estudo de caso de carácter qualitativo no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi perceber de que forma é que as histórias, através da sua “leitura”, reconto e exploração didática, poderão constituir uma ferramenta a utilizar em sala de atividades como estímulo para o desenvolvimento da linguagem oral.
Para obter respostas, foram planeadas e desenvolvidas atividades didáticas, com duas crianças escolhidas por conveniência, no ambiente da sala de atividades do jardim de infância que envolveram o conto e reconto de histórias, algumas conhecidas das crianças e presentes na sala, outras totalmente desconhecidas, o reconto com fantoches e o conto de acontecimentos recentes, referentes às festividades que ocorreram nesse período.
No final do estudo, e não obstante o reduzido tamanho da amostra que não permite a generalização de resultados, concluiu-se que as histórias poderão constituir uma ferramenta a utilizar no jardim-de-infância como estímulo para o desenvolvimento da linguagem oral, uma vez que após a realização das atividades propostas, se verificou uma clara evolução no discurso oral das duas crianças. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3565 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1CEB - Tânia S C Duarte.pdf | | 4247Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|