Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular, Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S. I e 11), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1 o Ciclo do
" Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda.
Este trabalho tem como principais objetivos incidir e refletir sucinta e criticamente sobre alguns aspetos pertinentes, durante as Práticas Pedagógicas (P. E. e 1° C.E.B) e aprofundar um tema relevante para a prática de ensino, após a habilitação do mestrado à docência. Salientamos a pertinência destes objetivos, tendo em consideração que é imprescindível responder às funções essenciais da educação, a crítica ou individualizadora e a socializadora, visando uma formação geral, total, global e integral, preconizada na Lei de Bases do Sistema Educativo, (L.B.S.E., 2005, art0 7°, a)).
Nesta perspetiva, o educador deve tentar desenvolver ao máximo todas as capacidades e aptidões do aluno, promovendo-o, como Pessoa e de forma integral, a todos os níveis: motor, fisico, cognitivo, intelectual, social, moral, ético, cívico, psíquico e afetivo. Consequentemente, o docente tem de saber interrelacionar a teoria e a prática, o saber académico e o saber pedagógico, pondo em prática os saberes que adquiriu ajudando as crianças a descobrirem os seus conhecimentos e a construírem o seu próprio saber, efetuando assim, aprendizagens ativas, sign{[icativas, diversificadas, integradas, socializadoras e .facilitadoras de novas aprendizagens. (O.C.P.,2006: 23).
No que concerne à estrutura deste relatório, este divide-se em três principais capítulos.
O primeiro incide no enquadramento institucional, a nível da organização e administração escolar, além, da caraterização socioeconómica das tunnas, relativas às P.E.S.
No que se refere ao segundo capítulo, incluímos uma análise crítica e reflexiva, relativamente à descrição do processo da P.E.S., salientando o trabalho desenvolvido nalgumas
atividades/regências e sucinta autoavaliação das mesmas.
O terceiro, dedica-se ao desenvolvimento do tema, "Manipular ajuda a ensinar•·, refletindo acerca da importância da Manipulação de materiais para uma melhor e eficaz aprendizagem dos educadores. Neste capítulo é também dado a conhecer o b/og/página na internet criado por mim, com a fmalidade de partilhar experiências pedagógicas com outros docentes.
Por último, pode referimos ainda que, a elaboração deste relatório, permitiu aplicar competências adquiridas a priori e desenvolver outras essenciais que serão importantes para promover e elucidar Práticas Pedagógicas que pretendemos mais clarificadas e fundamentadas, eficazes, de qualidade e profícuas. Estas competências, devem ser sempre perspetivadas, visando uma melhoria da atividade docente, através da reflexão ·'na ação ... ·'da ação .. , .. sobre a ação .. e "para a ação", com um caráter prospetivo no futuro, pennitindo uma exequibilidade, cada vez mais consciente, proveitosa, rentável e de qualidade. |