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http://hdl.handle.net/10314/3797
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Título: | Sistema Integrado de Aperfeiçoamento com Base nas Competências: Uma Proposta de Modelo para Implantação nas Empresas Públicas do Brasil. |
Autores: | Lins, Márcia V R |
Palavras Chave: | Políticas públicas políticas de gestão de pessoas aperfeiçoamento capacitação e avaliação de desempenho por competências |
Data: | 11-Jul-2017 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 35 LIN |
Resumo: | O objetivo central desta dissertação de mestrado consiste em identificar ações capazes de contribuirem para o aperfeiçoamento dos funcionários, através da utilização de ferramentas do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas, tendo como alicerce o Decreto Federal nº 5.707/2006, que orienta a implantação da gestão por competências no Setor Público no Brasil. No âmbito deste objetivo central, é ainda nossa intenção, demonstrar a importância de interligar a avaliação de desempenho por competências com o desenvolvimento pessoal e profissional, mediante elaboração de programas de qualificação profissional, com foco nos valores da empresa e nas competências técnicas e comportamentais. Alicerçamos este objetivo na hipótese de que os programas de aperfeiçoamento profissional atrelados às políticas da empresa e da gestão de pessoas, contribuem para focar nos objetivos estratégicos da empresa, gerando eficiência e eficácia dos serviços prestados e contribuindo com o crescimento pessoal e profissional do funcionário.
O estudo focalizou a Política Pública e o Sistema Integrado de Gestão de Pessoas, visando a valorização e desenvolvimento das pessoas promovendo ações orientadas de aperfeiçoamento, alinhadas ao planejamento estratégico da empresa, integrando os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções, agregando, desta maneira, valor à empresa e aos funcionários, destinando-se a alavancar melhorias na qualidade e produtividade dos serviços prestados.
Diante desta premissa, o presente trabalho de pesquisa com intuito de implantar o Sistema Integrado de Aperfeiçoamento com Base nas Competências - SIABC na Companhia Maranhese de Gás – GASMAR, que é uma sociedade de economia mista dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, com sede e foro em São Luis, Capital do Estado do Maranhão - Brasil, pretende adequar suas políticas de gestão de pessoas para os subsistemas de capacitação e aperfeiçoamento e avaliação de desempenho por competências, às diretrizes da política de gestão de pessoas instituídas pelo governo federal.
Para o efeito, procedemos numa primeira etapa deste estudo, de natureza exploratória e qualitativa, a uma contextualização teórica através de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. De seguida procedeu-se à definição de critérios de avaliação, dicionários de competências comportamentais, indicadores de desempenho, níveis de escala de competências técnicas e comportamentais, métodos e técnicas para avaliação de desempenho
por competências e elaboração do Plano de Desenvolvimento individual - PDI dos funcionários da GASMAR.
Verificamos que as empresas e os profissionais, precisam aprender a identificar as competências necessárias para o desenvolvimento das suas atividades, ajudando a relacionar o desempenho às necessidades e realidade da empresa. E a avaliação de desempenho por competência, é uma ferramenta de gestão de pessoas, que auxilia a identificar o desempenho individual e coletivo, auxiliando as lideranças com instrumento que possibilita a análise dos comportamentos apresentado dos seus funcionários, podendo assim traçar planos de desenvolvimento focados nos pontos fortes e gap`s identificados.
Para que a área de gestão de pessoas possa auxiliar a empresa, faz-se necessário, que os processos estejam integrados, a avaliação de desempenho por competências, deve ser baseada na descrição e análise de função, e a partir dos resultados das avaliações de desempenho por competências gerar o plano de desenvolvimento dos funcionários.A empresa Gasmar permitiu a publicação das informações, mantendo o sigilo quanto a função e nome dos funcionários. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3797 |
Aparece nas Colecções: | Projecto Aplicado do Mestrado - Gestão
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