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http://hdl.handle.net/10314/3922
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Título: | Os princípios bíblicos e o desenvolvimento das crianças da educação infantil. |
Autores: | Fernandes, Themirames M B C |
Palavras Chave: | educação educação por príncipios principios bíblicos aprendizagem |
Data: | 23-Nov-2017 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 FER |
Resumo: | Consta deste nosso estudo o Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionado (PES), com habilitação profissional para a docência no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, (CEB), ministrada pelo Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.
Referimos como objetivos subjacentes ao nosso estudo, o enquadramento institucional, relativamente ao local, onde se realizou a Prática de Estágio Supervisionado - PES, além de descrevermos e refletirmos criticamente sobre as atividades essenciais promovidas, durante a exequibilidade da mesma.
Inclui ainda este relatório, um estudo e reflexão crítica sobre a Educação por Princípios, os Princípios Bíblicos e o fazer pedagógico, ou seja, a exequibilidade da PES, a partir do levantamento de dados que apontam e incidem na contribuição pertinente e fundamental destes, para a educação, sobretudo para a educação de base.
Neste contexto, o nosso estudo divide-se em três capítulos:
- o primeiro que incide no enquadramento institucional, relativamente ao local, onde se realizou a Prática de Estágio Supervisionado – PES;
- o segundo que faz uma descrição crítica e reflexiva, no que concerne à vivência do estágio curricular/supervisionado, como requisito para obtenção do título de Mestre em Ensino do 1º e 2º CEB;
- o terceiro que apresenta um referencial teórico, apontando e salientando a contribuição de uma educação por princípios, oriunda de certos preceitos bíblicos na construção do indivíduo, na sua globalidade e inteireza, enquanto ser social, envolvendo assim, o fazer pedagógico, pois sabemos que é por meio da educação, que o Ser se desenvolve intelectual e socialmente de forma plena e integral, Debruçamo-nos, ainda, sobre um Estudo de Caso, realizado numa escola pública, em São Luís MA/2016, no âmbito de uma abordagem descritiva/qualitativa, com a apresentação dos dados e a análise dos mesmos.
O objetivo essencial deste estudo consiste em promover uma reflexão mais aprofundada e crítica sobre uma educação que pretendemos, renovada com um olhar diferente sobre o Outro e a Alteridade e consequentemente, cada vez, mais pautada por valores, educando o homem para a verdadeira cidadania e para uma vida mais saudável em relação aos seus semelhantes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/3922 |
Aparece nas Colecções: | Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
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Ficheiros deste Registo:
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