DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Artigos em Revista Internacional (ESECD) >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/4041

Título: As implicações do processo de Bolonha na formação de professores: um estudo nas Escolas Superiores de Educação em Portugal
Autores: Brito, Elisabete
Rodrigues, Florbela
Simões, Fátima
Palavras Chave: formação de professores
processo de Bolonha
documentos oficiais
Data: Oct-2014
Editora: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
Relatório da Série N.º: Nº. 06 – Ano III – 10/2014
Resumo: Este trabalho resulta de uma investigação realizada sobre a criação dos novos cursos de Formação de Professores em Portugal. O objetivo foi analisar as implicações do rocesso de Bolonha na Formação de Professores existentes nas Escolas Superiores de Educação públicas portuguesas, a fim de aferir o modo como foram operacionalizadas essas mudanças, perceber os efeitos das mesmas nos nesses cursos e, consequentemente, no exercício futuro da profissão docente em Portugal. Metodologicamente foi realizada uma análise documental dos relatórios de concretização do processo de Bolonha dessas instituições do ensino superior politécnico que oferecem Formação de Professores. Concluiu-se que na criação destas formações houve um insuficiente amadurecimento na elaboração dos planos de estudos apressadamente apresentados, muito devido à tardia promulgação do enquadramento legal que os definiu, de que resultaram vários conflitos legislativos.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4041
ISSN: 2238-6424
Aparece nas Colecções:Artigos em Revista Internacional (ESECD)

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
As-implicações-do-processo-de-Bolonha-na-formação-de-professores.pdf735KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega