Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Artigos em Revista Internacional (ESECD) >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/4041
|
Título: | As implicações do processo de Bolonha na formação de professores: um estudo nas Escolas Superiores de Educação em Portugal |
Autores: | Brito, Elisabete Rodrigues, Florbela Simões, Fátima |
Palavras Chave: | formação de professores processo de Bolonha documentos oficiais |
Data: | Oct-2014 |
Editora: | Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM |
Relatório da Série N.º: | Nº. 06 – Ano III – 10/2014 |
Resumo: | Este trabalho resulta de uma investigação realizada sobre a criação dos
novos cursos de Formação de Professores em Portugal. O objetivo foi analisar as
implicações do rocesso de Bolonha na Formação de Professores existentes nas
Escolas Superiores de Educação públicas portuguesas, a fim de aferir o modo como
foram operacionalizadas essas mudanças, perceber os efeitos das mesmas nos
nesses cursos e, consequentemente, no exercício futuro da profissão docente em Portugal. Metodologicamente foi realizada uma análise documental dos relatórios de
concretização do processo de Bolonha dessas instituições do ensino superior
politécnico que oferecem Formação de Professores. Concluiu-se que na criação
destas formações houve um insuficiente amadurecimento na elaboração dos planos
de estudos apressadamente apresentados, muito devido à tardia promulgação do
enquadramento legal que os definiu, de que resultaram vários conflitos legislativos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4041 |
ISSN: | 2238-6424 |
Aparece nas Colecções: | Artigos em Revista Internacional (ESECD)
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
As-implicações-do-processo-de-Bolonha-na-formação-de-professores.pdf | | 735Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|