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http://hdl.handle.net/10314/4127
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Título: | Relatório de Estágio Curricular - CESDA - Lar Passo Sénior (Aveiro) |
Autores: | Ministro, Cristiana |
Palavras Chave: | gerontologia terceira idade envelhecimento ativo bem-estar |
Data: | Jul-2017 |
Editora: | Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto |
Relatório da Série N.º: | 047.3 MIN |
Resumo: | Cada vez mais, em consequência do duplo envelhecimento demográfico que toda a Europa tem vindo a sofrer, a população sénior tem aumentado substancialmente.
Por sua vez, tendo em conta que o envelhecimento acontece a várias velocidades e a vários níveis, dependendo do indivíduo, é necessário que haja respostas sociais, atuantes nas variadas dimensões em que o envelhecimento se desenvolve de forma a ajudar estes indivíduos e as suas familias. No que toca à aplicação dos conhecimentos adquiridos com o curso técnico superior profissional de gerontologia, ao nível de lar de 3ª idade, é necessário, para além de conhecer o público de forma a agradar a todos e a respeitar as individualidades de cada um, possuir os materiais que auxiliam as atividades realizadas ou procedimentos de cuidado ao utente.
Realizei o meu estágio no Centro Social do Distrito de Aveiro, no âmbito do término do curso técnico superior em gerontologia, com a duração de setessentas e cinquenta horas. Distinguem-se como finalidades fundamentais, aquelas que podem satisfazer os objetivos que constam do Diário da República relativamente ao curso em questão: Diagnosticar os impactos sociais, económicos e culturais do envelhecimento populacional na sociedade, assegurar as necessidades fisiológicas básicas da pessoa idosa, conceber e desenvolver ações de educação e saúde respeitando a identidade social e cultural da pessoa idosa, conceber e desenvolver projetos de animação visando a estimulação das capacidades cognitivas, afetivas, sensoriais e motoras, acompanhar e prestar apoio psicossocial à pessoa idosa, assegurar a comunicação com a pessoa idosa, com a família, com a comunidade, organizações e instituições, atuar em conformidade com as normas da instituição, de ética e deontologia, organizar espaços, planear e desenvolver sistemas administrativos com o objetivo de otimizar o funcionamento das instituições e gerir recursos humanos e materiais de instituições para a pessoa idosa; bem como as que estabeleço especialmente para o meu percurso de estágio, referidas no presente relatório.
Relativamente ao meu trabalho durante o estágio, participei autonomamente ou sob supervisão, nas várias vertentes do cuidado ao utente em lar, sendo o meu percurso marcado obviamente por pontos positivos e negativos que referirei ao longo do terceiro capítulo integrante do presente relatório. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4127 |
Aparece nas Colecções: | Relatório Estágio TeSP em Gerontologia
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Ficheiros deste Registo:
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