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http://hdl.handle.net/10314/4204
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Título: | A importância dos materiais em contexto académico |
Autores: | Martins, Maria H C S |
Palavras Chave: | Prática de Ensino Supervisionada Materiais Manipulação Aprendizagens Ativas e Significativas |
Data: | 28-Jun-2018 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 MAR |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I e II, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a funcionar na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, visando o cumprimento do consignado, no Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro.
Este documento encontra-se dividido em três capítulos essenciais, que salientamos:
- o primeiro capítulo que incide no Enquadramento Institucional, em que referimos a caracterização e importância do Meio envolvente, e a sua influência no processo de ensino e aprendizagem, além da organização e administração escolar e da caraterização socioeconómica das turmas, relativas às P.E.S.
- o segundo que inclui a descrição e reflexão crítica de todo o processo de PES I e II, salientando as atividades e o trabalho promovido e desenvolvido, nalgumas regências e sucintamente a autoavaliação das mesmas.
- o terceiro capítulo que engloba a apresentação de um trabalho de investigação sobre o tema escolhido A Importância da utilização dos Materiais em contexto educativo, incidindo nos objetivos subjacentes e essenciais do trabalho: fomentar a utilização de materiais como suportes de aprendizagem; promover a manipulação de materiais; possibilitar a ação, a concretização, a manipulação e a experimentação conducentes a aprendizagens ativas; contribuir para que a criança seja sujeito e construtora da sua própria aprendizagem; incentivar o aprender/fazendo-learning by doing; perceber a necessidade da manipulação para chegar à abstração; inferir da importância da manipulação para efetuar aprendizagens significativas.
Neste contexto, escolhemos o tema em questão, por defendermos e sermos apologistas de uma aprendizagem ativa baseada no construtivismo, em que a criança é sujeita e está no centro do processo de ensino e aprendizagem. Consequentemente, consideramos que a observação, a manipulação, a ação, a concretização, através de materiais é de extrema importância e grande pertinência, pois sabemos que é um verdadeiro contributo, no que concerne à motivação das crianças e construção de um conhecimento rico e diversificado.
Os materiais, são fortes recursos à consecução de verdadeiras aprendizagens, intitulando-se como ferramentas lúdico-educativas e possibilitando que o aluno aprenda, explorando, manipulando, agindo, concretizando, experimentando, construindo e criando uma maior ligação entre o concreto e o abstrato, compreendendo, assim, mais facilmente os conteúdos explorados e trabalhados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4204 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
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Ficheiros deste Registo:
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