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http://hdl.handle.net/10314/442
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Título: | Relatório de Estágio Curricular – Ludoteca Municipal (Seia) |
Autores: | Ferreira, Marlene |
Palavras Chave: | Peddy Paper Animação Socioeducativa Animação para a Infância |
Data: | 2011 |
Relatório da Série N.º: | 047.32 FER |
Resumo: | O estágio, mais do que uma unidade curricular do Curso de Animação Sociocultural, constitui ferramenta fundamental na formação pessoal e profissional do futuro licenciado. A Animação Sociocultural, pela sua dimensão prática, pretende através de actividades induzir o desenvolvimento do indivíduo, por isso o estágio assume uma especial importância, já que durante esse período (três meses) conseguimos aplicar conhecimentos e adquirir muitos outros.
O estágio que agora relato foi desenvolvido na Ludoteca Municipal de Seia, que pela sua dinâmica (utilização do jogo como método de intervenção, espaço com diversas oficinas) e utilizadores (crianças e jovens), considerámo-la como o local ideal para o realizar.
Quando mencionamos as crianças e jovens como público-alvo o nosso olhar dirige-se para a Animação Socioeducativa e a Animação para a Infância. Estes dois âmbitos da Animação Sociocultural estão intimamente ligadas, pois se por um lado pretendem incutir valores, por outro educam através do ócio tendo como objectivo final favorecer o aperfeiçoamento das competências.
As actividades que programámos e colocámos em prática desenvolveram-se ao longo dos três meses, adequando-se a efemérides, épocas festivas e novos desafios (aulas de enriquecimento curricular e animação hospitalar), dando origem a actividades temáticas, como por exemplo, As colheitas, Peddy Paper: “A República”, entre outras. Nelas tentámos utilizar as diferentes expressões, dando especial ênfase para a expressão plástica e expressão dramática, como resposta às necessidades que detectamos e por se tratarem das duas expressões bem aceites pelo público-alvo.
A Ludoteca, como um espaço pluridisciplinar, requer a presença de um Animador Sociocultural, uma vez que pela sua formação tomou conhecimento de técnicas de investigação para averiguar características, necessidades e dinâmicas para melhorar a realidade da população com a qual trabalha. Por outras palavras, a Animação Sociocultural é interdisciplinar, deste modo actua e deve actuar nestes locais tão heterogéneos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/442 |
Aparece nas Colecções: | Relatório Estágio Lic. em Animação Sóciocultural
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Ficheiros deste Registo:
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