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Título: Relatório de Estágio Curricular – ASTA - Associação Sócio-Terapêutica (Almeida)
Autores: Canete, Sofia
Palavras Chave: Pedagogia Curativa
Antroposofia
Data: 2011
Relatório da Série N.º: 047.32 CAN
Resumo: O estágio decorreu no período compreendido entre 20 de Setembro a 20 de Dezembro de 2010, na Associação Sócio-Terapêutica de Almeida, na Cabreira-do-Côa. As linhas orientadoras do estágio foram as seguintes: observação e ponderação sobre as funções e práticas profissionais do Animador Sociocultural, com base em referenciais pedagógicos, técnicos, científicos e éticos; observação das dinâmicas da instituição onde se realiza o estágio; utilização de metodologias e estratégias de intervenção e inovação social geradores de qualidade de vida e de bem-estar para quem usufrui desta Instituição; recurso a princípios e estratégias adequadas às práticas de animador sociocultural nos âmbitos específicos de actuação da Instituição de estágio; assistência nos ateliês e aulas do local; cooperação com os colaboradores e voluntários da associação; participação e intervenção na organização e coordenação de eventos. O presente relatório tem como objectivos a apresentação, descrição, análise e principalmente a reflexão sobre: os contextos onde decorreu o estágio; as acções e metodologias utilizadas pela instituição; as actividades que foram propostas e as que resultaram de iniciativa própria; o primeiro contacto com a Antroposofia e com outros conceitos de elevada importância; o contacto com diferentes patologias e, de um modo geral, toda a experiência inspiradora deste estágio. O relatório estrutura-se em três capítulos, dos quais o primeiro se refere à instituição onde se realizou o estágio, abordando, de uma forma geral, as suas características principais, o seu enquadramento geográfico, a sua visão e missão, os valores que a regem, as estratégias que utiliza, os seus direitos e deveres e a sua política de qualidade, bem como os ateliês que executa nas suas instalações. O segundo capítulo menciona a Animação Sociocultural em geral, o animador como agente dinamizador e a animação terapêutica, essencial e utilizada nesta instituição. O terceiro capítulo é dedicado ao estágio, às actividades realizadas, às aprendizagens e experiências adquiridas e aos novos conceitos apreendidos imprescindíveis à compreensão do modus vivendi da Instituição. Abordam-se também a deficiência mental e os portadores de deficiência mental ou multi-deficiência, bem como, algumas patologias com que existiu uma elevada ligação. Por fim, é apresentada uma síntese das actividades realizadas por acção própria ou constituintes do programa de actividade da associação, bem como a explicação de um dia-a-dia no local.
URI: http://hdl.handle.net/10314/450
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