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Título: Relatório de Estágio Curricular – Associação Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Nogueira de Côta (Viseu)
Autores: Gome, Sílvia
Palavras Chave: Animador Sociocultural
Data: 2011
Relatório da Série N.º: 047.32 GOM
Resumo: Partilho a ideia daqueles que afirmam que a animação sociocultural não é somente animar, ocupar ou divertir um determinado grupo de pessoas, é acima de tudo intervir na mudança, na qualidade de vida e bem - estar da comunidade e dos seus cidadãos, cooperar, solucionar, interagir, dar um significado à vida em colectividade. Assim, delinearam-se as seguintes linhas orientadoras do estágio: observação e reflexão em torno dos papéis e práticas profissionais do animador sociocultural, a partir de referenciais científicos, técnicos, pedagógicos e éticos; utilização de estratégias de intervenção e inovação social geradoras da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos, nomeadamente daqueles que desfrutam das iniciativas desenvolvidas pela associação onde o estágio decorreu; recurso aos princípios estratégicos (integralidade, participação, parceria e aproximação territorial e humana) e às estratégias (assistencialistas, preventivas e emancipadoras) mais adequadas à acção do animador sociocultural nos âmbitos específicos de actuação da associação que me acolheu como estagiária; cooperação com os técnicos existentes na associação. O estágio decorreu na Associação Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Nogueira de Côta, no período compreendido entre 22 de Junho e 30 de Setembro. O presente relatório tem como objectivos apresentar, descrever, analisar e reflectir criticamente sobre os contextos do estágio - as acções e metodologias utilizadas pela associação, para as implementar; as actividades que me foram sugeridas e que desenvolvi, assim como as que propus e que pude concretizar. Este relatório estrutura-se em três capítulos. No primeiro capítulo apresento uma abordagem das principais linhas teóricas que conduziram o meu trabalho, foco a animação sociocultural nas suas vertentes comunitária e associativa, enquanto factores indutores de participação social, sendo que foram estes os âmbitos de actuação no meu estágio. Num segundo capítulo exponho o enquadramento geográfico, pois parece-me pertinente dar a conhecer o meio onde está inserida a instituição, uma vez que toda a sua actividade só tem razão de ser devido a esse mesmo contexto. Depois apresento uma breve caracterização da instituição onde foi realizado o estágio, bem como o trabalho que desenvolve junto da comunidade. No terceiro e último capítulo descrevo, analiso e reflicto criticamente sobre as actividades desenvolvidas durante o período de estágio.
URI: http://hdl.handle.net/10314/451
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