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Título: A prática da dança do tambor de crioula e suas manifestações dentro do contexto escolar em São Luís
Autores: Sá, Selma R S
Palavras Chave: Prática de Ensino Supervisionada
Educação Física
Estratégias Pedagógicas
Dança
Tambor de Crioula
Data: 10-Apr-2019
Editora: Instituto Politécnico da Guarda
Relatório da Série N.º: 372.3 SA
Resumo: O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de 1° e 2° Ciclos da Educação Básica da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, descreve as atividades desenvolvidas ao longo da prática do ensino supervisionado e, a partir da pesquisa de campo desenvolvida, aborda a possibilidade de promover o ensino da dança do tambor de crioula no contexto escolar. Durante o período da prática supervisionada, realizada na Unidade de Ensino Básico Professor Ronald da Silva Carvalho, com observância do professor supervisor de sala, foram lecionadas aulas das disciplinas de Matemática, Português, Ciências, História e Geografia a alunos do 7° ano noturno, na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos. A componente de investigação traduziu-se num estudo que envolveu professores de Educação Física. Através de um inquérito por questionário foi possível conhecer (i) a importância que é dada à dança no contexto escolar, (ii) as estratégias pedagógicas que mais motivam os alunos na sala de aula e (iii) as potencialidades e as dificuldades na implementação da dança do tambor de crioula como conteúdo dadisciplina de Educação Física. A presente pesquisa revelou que os profissionais da área de Educação Física atribuem grande importância à dança, no geral, bem como à dança do tambor de crioula na promoção de diversas competências nos alunos. Porém, por falta de formação no tambor de crioula ou por considerarem que os alunos não têm interesse nessa dança, não estimulam a sua prática em sala de aula, nem no contexto escolar. Verificou-se ainda, que a prática da dança é pouco trabalhada pelos docentes na disciplina de Educação Física.
URI: http://hdl.handle.net/10314/4776
Aparece nas Colecções:Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

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