DSpace DSpace

Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Licenciaturas >
Relatório Estágio Lic. em Comunicação e Relações Públicas >

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10314/489

Título: Comunicarte – Agência de Comunicação
Autores: Cortesão, Joana
Palavras Chave: Organização de eventos
Criação de websites
Data: Feb-2011
Relatório da Série N.º: 047.32 COR
Resumo: No meu caso, o estágio curricular foi realizado na agência de comunicação Comunicarte. A opção por esta empresa foi bastante ponderada, determinada pela possibilidade de estar em contacto com os melhores profissionais na área da minha formação e de ter oportunidade e alguma autonomia para pôr em prática conhecimentos adquiridos até então. A Comunicarte surgiu como a opção adequada aos meus objectivos, visto tratar-se de uma agência de comunicação que trabalha ao nível da assessoria de imprensa e das relações públicas. Os profissionais da Comunicarte integram-se em dois departamentos: o de assessoria e relações públicas; e o departamento criativo. Deste último, faziam parte as criativas Iolanda Silva e Ana Leite. O departamento de assessoria e relações públicas, gerido por Paula Machado, account manager, engloba ainda Marlene Silva, account sénior, e Natália Sousa, account assistant. Foi neste departamento que desempenhei funções durante o estágio curricular, como se depreende do plano definido pela Dra. Ana Sofia Gomes, que coordenou o estágio (ANEXO I). Em algumas das tarefas que desempenhei, recorri ao auxílio de metodologias exploradas no âmbito da unidade curricular de Metodologias de Investigação Científica. A observação participante foi fundamental para me inteirar de todas as tarefas e processos, de modo a poder vir a executar algumas delas com relativa autonomia, tendo continuado a conferir-lhe especial atenção ao longo de todo o estágio, tendo em vista o aperfeiçoamento de competências e conhecimentos. A pesquisa documental, cibernética, foi utilizada no âmbito da organização de eventos, para pedir orçamentos de empresas de animação, e também na criação de websites, para encontrar empresas especializadas em tradução, para além de ter sido imprescindível na recolha de fundamentação teórica e outra informação no âmbito da realização deste relatório, através de consultas bibliográficas (livros e artigos). A estrutura do relatório assenta em três capítulos. O primeiro concentra informação institucional da Comunicarte, apresentando o seu historial, o enquadramento geográfico, os valores, os serviços que comercializa, a equipa técnica e os clientes (contas) actuais. A descrição e explicação da identidade visual adoptada pela Agência, bem como a exposição da estratégia de comunicação organizacional que tem seguido encontra-se no segundo capítulo. O terceiro capítulo consiste na descrição de todas as actividades desenvolvidas ao longo dos três meses de estágio. É também este o ponto em que a teoria e a prática se encontram, de forma a fundamentar as estratégias aplicadas, reforçando a importância de determinadas disciplinas que integram o plano de estudos do Curso. A reflexão crítica, que encerra o corpo deste relatório, pretende ser uma análise das tarefas que realizei e dos projectos em que participei, sem deixar de apontar algumas sugestões que visam melhorar e dinamizar o método de trabalho do grupo que tive o privilégio de integrar.
URI: http://hdl.handle.net/10314/489
Aparece nas Colecções:Relatório Estágio Lic. em Comunicação e Relações Públicas

Ficheiros deste Registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Joana Cortesão_5006471.pdf14767KbAdobe PDFVer/Abrir
Sugerir este item a um colega