|
Biblioteca Digital do IPG >
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) >
Relatórios de Estágio >
Mestrados >
Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico >
Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10314/4969
|
Título: | "Era uma vez"... as histórias na Educação Pré - escolar |
Autores: | Cordeiro, Patrícia A M |
Palavras Chave: | Educação Pré-Escolar Literatura Infantil Estratégias pedagógicas |
Data: | 10-Dec-2019 |
Editora: | Instituto Politécnico da Guarda |
Relatório da Série N.º: | 372.3 COR |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática Supervisionada, integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, realizada no Jardim de Infância da Sequeira, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Sé e na Escola Básica do Bonfim, pertencente ao agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. Neste relatório encontram-se expressas as duas práticas do ensino supervisionado desenvolvidas e a consequente reflexão crítica e fundamentada das mesmas.
Neste trabalho, e na extensão destes dois contextos, é também apresentado, no 3.º capítulo, um pequeno estudo empírico que pretende percecionar de que modo o recurso a estratégias pedagógicas contribui para melhorar a compreensão/motivação das histórias infantis por parte das crianças. O corpus, constituído por 12 crianças que frequentavam a Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os 3 aos 6 anos. foi realizado no estabelecimento onde se realizou a PES I.
As histórias, primeiramente contadas de modo tradicional com recurso ao livro/leitura, foram, depois, recontadas utilizando-se estratégias diferenciadas, nomeadamente, um teatro de fantoches e um avental de histórias. Metodologicamente foi realizada uma investigação-ação com recurso à observação direta, tendo o registo das observações sido feito em grelhas previamente pensadas e elaboradas pela investigadora. Os resultados obtidos, tendo em conta a metodologia utilizada, mostraram que a diversificação de estratégias influencia a compreensão das histórias por partes das crianças em idade pré-escolar, aumentando a sua motivação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10314/4969 |
Aparece nas Colecções: | Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
|
Ficheiros deste Registo:
Ficheiro |
Descrição |
Tamanho | Formato |
1CEB - Patrícia A M Cordeiro.pdf | | 5115Kb | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
|
|